Anime & Mangá

One Piece: Tudo sobre o Gear 5 de Luffy

Publicado por

No arco de Wano, Monkey D. Luffy despertou a sua transformação mais poderosa, o Gear 5, quando enfrentou Kaido em uma luta definitiva. O despertar do Gear 5 foi uma das cenas mais impactantes de One Piece por revelar a verdadeira natureza da Akuma no Mi de Luffy de uma forma completamente inesperada.

O que é o Gear 5?

O Gear 5 é a transformação mais forte e recente que Luffy atingiu em One Piece até o momento. Essa forma se destaca como a mais forte por ser o despertar de sua Akuma no Mi, que era conhecida como Gomu Gomu no Mi até a revelação do seu verdadeiro nome, Hito Hito no Mi, Modelo: Nika.

Desde que a série começou, Luffy e todos os fãs de One Piece acreditavam que a sua Akuma no Mi era realmente a fruta da borracha e um tipo Paramecia. Contudo, toda a comunidade de fãs ficou em choque ao saber que na verdade a fruta do protagonista é uma Zoan Mítica de uma divindade chamada Nika.

Nika foi mencionado pela primeira vez por Who’s Who, que o descreveu como um guerreiro lendário entre os prisioneiros e escravos por trazer alegria e liberdade a todos que se encontram com ele. Mais para frente, Nika é mencionado pelos Gorosei, que revelam o nome verdadeiro da sua fruta.

Aparentemente, o Governo Mundial tentou obter essa fruta por centenas de anos, mas ela sempre conseguiu fugir porque tem vontade própria. Alguns anos atrás, Shanks roubou essa fruta do navio de Who’s Who e guardou com ele por algum motivo específico que não foi revelado ainda. Porém, Shanks perdeu a fruta quando Luffy comeu ela, assim o protagonista ganhou o seu famoso corpo de borracho.

Os Gorosei explicam que Nika é o “Deus do Sol”, mas eles apagaram esse nome da história para ninguém conhecê-lo. Curiosamente, parece que Nika tinha o corpo de borracha e tem o “poder mais ridículo do mundo”. Quando Luffy desperta seu poder, percebemos que essa descrição faz jus ao nome Nika, vendo como o protagonista luta de forma cômica e fica extremamente alegre. Então Luffy considerou essa transformação o ápice de seu poder e o nomeou de Gear 5.

Como Luffy desperta o Gear 5?

Luffy despertou sua fruta após ser brutalmente atingido por Kaido devido a interferência de um agente da CP0. Na luta final deles, Luffy aperfeiçoou o Haki do Rei avançado e estava conseguindo causar danos sérios em Kaido, mas, mesmo usando o Gear 4, ele ainda não era forte o bastante para vencer.

Quando um dos agentes da CP0 pegou Luffy de surpresa, o Chapéu de Palha abaixou a guarda e recebeu em cheio um dos ataques mais fortes de Kaido. Depois desse golpe, Luffy ficou caído no chão e Kaido acreditou que seu oponente estava morto, mas ele conseguiu sobreviver e retornou mais forte do que antes.

Além disso, Zunesha apareceu em Wano pouco antes desse momento e deu uma pista do que estava por vir, dizendo que “Joy Boy voltou”. A frase de Zunesha nos mostra que Joy Boy também tem alguma ligação com Nika, já que Luffy foi associado a ele no momento que se transforma.

Para surpresa de Kaido e de todos os outros no local, Luffy volta para luta com um visual totalmente diferente. Suas roupas e cabelo ficam brancos e ele ganha uma pequena nuvem que circula pelas suas costas, mas o detalhe mais chamativo de sua nova transformação é o seu rosto risonho, que faz várias expressões hilárias semelhantes aos cartoons mais clássicos.

O poder do Gear 5 de Luffy

Quando o Gear 5 está ativado, Luffy pode lutar com mais liberdade e seu poder se limita ao uso de sua imaginação. Tornando as coisas ao seu redor em borracha, ele pode fazer coisas absurdas e fora do comum, como usar o chão como um trampolim, se pendurar em raios e esticar o corpo das pessoas com os seus socos. Além do seu poder de Akuma no Mi, ele também pode usar o Haki do Armamento e do Rei para ampliar suas capacidades ofensivas.

O seu estilo de luta fica mais humorístico e divertido quando ele se transforma em Nika. Durante sua batalha contra Kaido, vimos momentos hilários em que Luffy aproveitou as habilidades de sua forma despertada para criar situações super criativas. Por exemplo, ele usou a forma de dragão de Kaido como uma corda de pular e se agarrou nos olhos dele para sair do seu estomago.

Por outro lado, o Gear 5 também tem um efeito colateral que é a exaustão de usar o seu poder. Depois que o Gear 5 é desativado, o corpo de Luffy murcha, fica enfraquecido e ele nem consegue se mexer, mas parece que esse efeito passa bem rápido e não prejudica tanto ele.

Faz sentido que essa transformação tenha um efeito colateral já que os outros Gears também tinham. O Gear 2 deixava o corpo de Luffy exausto por faze-lo inalar muita fumaça e acelerar demais a sua pressão sanguínea. O Gear 3 deixava o seu corpo pequeno após encher ele com tanto ar. O Gear 4 também deixa ele exausto e ainda o torna incapaz de usar Haki por alguns minutos.

Luffy não teve nenhum problema para dominar o Gear 5 e agora consegue ativá-lo quando quiser para lutar. Ele fez essa demonstração no arco de Egghead quando se reencontrou com Rob Lucci e o desafiou para uma luta. Lucci ficou mais forte e mostrou a forma despertada de sua Akuma no Ki, mas Luffy provou que o seu despertar é superior ao de seu velho inimigo.

Será que Luffy pode ter um Gear 6?

É difícil imaginar que Luffy tenha o Gear 6 já que o 5 foi denominado como o seu despertar e ápice. Entretanto, é possível que ele ainda tenha uma nova transformação como uma variante ou forma completa do Gear 5. Nesse sentido, Luffy teria formas diferentes, como o Boundman, Snakeman e Tankman do Gear 4, ou iria aperfeiçoar o Gear 5 até atingir uma forma mais completa e poderosa.

Confira também:

Texto de Vitor Fuzichima.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site animerant.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.

Publicado por

Posts recentes

Criador de One Piece revela qual personagem mais o incomoda na série

Eiichiro Oda, o cara por trás de One Piece, revelou para os fãs quem é…

09/04/2024

Spoilers completos do capítulo 256 de Jujutsu Kaisen

Saíram os primeiros spoilers do capítulo 256 de Jujutsu Kaisen. Confira abaixo! Pagina 1 O…

04/04/2024

A terceira temporada de Jujutsu Kaisen será a melhor até agora

Jujutsu Kaisen mal acabou de fechar o capítulo da sua segunda temporada e já está…

28/03/2024

Jujutsu Kaisen: Quem são os feiticeiros mais fortes do final da série?

Jujutsu Kaisen tá no meio do arco Shinjuku Showdown e, a cada novo capítulo, parece…

28/03/2024

One Piece: Qual é o verdadeiro objetivo do Gigante de Ferro?

No universo de One Piece, o Gigante de Ferro virou o centro das atenções, e…

28/03/2024

Jujutsu Kaisen perdeu oficialmente o que o tornava tão bom

Parece que Jujutsu Kaisen estava no topo do mundo, com todo mundo na expectativa pela…

28/03/2024

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

Leia mais