Na popular série de anime Dragon Ball, é notável que o personagem principal Goku parece resistir ao envelhecimento, apesar de duas décadas se passarem desde sua primeira batalha contra Raditz em Dragon Ball Z. Mesmo após múltiplas passagens de tempo na série, Goku mantém sua aparência vigorosa de seus dias mais jovens.
Goku, que começou como uma criança no Dragon Ball original, só experimentou transformações de idade significativas no final desse show e no início de Dragon Ball Z, onde ele apareceu como um pai de 23 anos. Seu envelhecimento parou por aí e quando Dragon Ball Super chegou ao fim, Goku tinha cerca de 43 anos, e deveria ter entre 46 e 47 anos no lançamento de Dragon Ball Super: Super Hero.
Essa falta de envelhecimento perceptível é atribuída às características biológicas da raça Saiyan, da qual Goku é membro. Os Saiyajins, de acordo com Vegeta, um personagem da mesma raça, mantêm-se no auge da juventude até os 80 anos. Isso permite que o anime mantenha o visual jovem de Goku e, da mesma forma, de Vegeta.
A segunda morte de Goku em Dragon Ball Z proporcionou outra peculiaridade. Goku foi morto por Cell e rejeitou a ressurreição, ficando no Outro Mundo por sete anos. Durante esse tempo, ele não envelheceu, o que significa que o seu corpo físico é sete anos mais jovem que a sua idade real.
Dessa forma, o não envelhecimento de Goku é justificado. No entanto, o mesmo não se pode dizer para os demais guerreiros Z, especialmente os humanos. Com o passar do tempo, a diferença de envelhecimento entre Goku e seus companheiros humanos pode começar a ficar evidente. Ainda que Dragon Ball possua meios de manter os personagens principais aparentando jovialidade, o futuro dos outros personagens em termos de envelhecimento ainda é incerto.
Leia mais:
- Dragon Ball Evolution “sem querer” é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da franquia
- Pai do Goku tem transformação que supera até os Deuses
- A transformação mais legal de Naruto Uzumaki repetiu o mesmo erro da transformação mais legal de Goku de ‘Dragon Ball Z’
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.