Já reparou que uma galera no universo de Dragon Ball tem uma carinha bem familiar, tipo a do Goku? Pois é, tem uma explicação pra isso, e ela veio à tona faz uns 30 anos. O Goku, nosso herói máximo de Dragon Ball, é tipo o cartão de visitas da saga. Ele tá em tudo quanto é canto, sempre metido em alguma missão pra se tornar o cara mais forte que existe.
Até quem só deu uma olhadinha por cima em Dragon Ball consegue reconhecer o Goku: aquele visual único, com um cabelo que parece que pegou um choque, espetado pra todo lado. Só que aí você começa a notar que tem um monte de outros personagens que são praticamente clones do Goku. Um exemplo clássico é o Turles, um vilão que deu as caras rapidinho mas deixou sua marca.
Mas por que raios o Turles é a cara do Goku? Bora entender essa história. Turles apareceu pela primeira vez no filme Dragon Ball Z: Árvore do Poder, que saiu lá no Japão em 1990 e depois foi dividido em três episódios da série pra galera de fora assistir.
Por que há tantos Saiyajins parecidos com o Goku?
De acordo com Turles, tanto ele quanto Goku nasceram em uma classe social baixa entre a raça dos Saiyajins. Como resultado, eles foram geneticamente pré-determinados para terem estruturas faciais e aparências físicas parecidas. Suas semelhanças, portanto, eram principalmente resultado de um status social que é genético. Ou seja, Saiyajins de classe baixa se parecem por natureza.
Turles era desse bando de Saiyajins que trabalhava pro Freeza, só que o cara deu no pé e decidiu montar sua própria gangue espacial. A turma dele acabou na Terra, querendo botar o terror. Claro, isso fez com que eles batessem de frente com os defensores do nosso planeta, que ficaram passados com a semelhança entre Turles e Goku.
A parada é que, apesar de se parecerem muito, Goku e Turles não têm ligação de família direta. O próprio Turles explicou o lance: eles dois vieram de uma classe baixa entre os Saiyajins, o que significa que tinham uma espécie de “molde” genético pra terem essas caras parecidas. Então, não é questão de parentesco, e sim de classe social. E não é só com o Turles que o Goku divide esse rostinho não. O cara é praticamente igual ao pai dele, Bardock, que também era outro Saiyajin de classe baixa.
Relacionado: A primeira transformação de Goku foi tão poderosa que quebrou a 4ª parede
Essa explicação ainda faz sentido até hoje?
Mas essa explicação sobre os Saiyajins serem parecidos por serem de classe baixa perde o sentido em Dragon Ball Z.
Afinal, o Goten pequeno é idêntico ao Goku, sem falar no futuro, em Dragon Ball GT, onde a Pan, já bem velhinha, tem um bisneto chamado Goku Jr. que também é a cara do avô. Esses dois garotos conseguem virar Super Saiyajin muito jovens, mostrando que eles estão longes de serem de classe baixa.
A explicação faz sentido no começo, mas é provável que posteriormente essa vibe de ter um monte de gente parecida com o Goku passou a ter tudo a ver com como ele se tornou um símbolo icônico em Dragon Ball, e a série aproveitou isso de montão. Podemos ver o caso do Goku Black, por exemplo, onde só queriam trazer um Goku do mal.
Leia também: Dragon Ball: É assim que o Gohan fica em Super Saiyajin 3 – e por que ele não usa essa forma