Nesta era de streaming e acesso instantâneo à internet, é comum que os espectadores consumam vários episódios de um anime de uma vez, prática conhecida como “binge-watching” ou, no bom português, “maratona”. Apesar de o termo “maratona” carregar uma conotação negativa, não é necessariamente ruim ter sessões de visualização mais extensas ocasionalmente. Surpreendentemente, esta prática pode até ter alguns benefícios para a experiência de visualização.
Contudo, assim como qualquer coisa em excesso, fazer maratona de animes com muita frequência pode ter impactos negativos na saúde mental e física de um indivíduo. Cada pessoa terá suas próprias necessidades e preferências quanto ao que deseja assistir, por isso, compreender os prós e contras de fazer maratonas de animes pode auxiliar o espectador a tomar uma decisão informada se essa é a melhor escolha para ele.
Por que assistir compulsivamente nem sempre é a melhor escolha
Fazer maratonas nem sempre é a opção mais adequada. Pode diminuir o prazer em assistir as séries mais recentes. Uma parte significativa da experiência de assistir a um novo programa no lançamento é o aspecto social. Fazer maratona implica, muitas vezes, em distanciar-se das discussões sobre a série em andamento até que a temporada termine. Os fãs que optam por assistir a temporada inteira de uma vez, precisam evitar as redes sociais para não serem expostos a spoilers. Isso pode ser mais difícil para alguns do que para outros, dependendo do nível de envolvimento com o fandom. Além disso, fazer maratona exige um certo nível de autocontrole se a série ainda estiver em exibição e for lançada semanalmente.
Fazer maratona também diminui o envolvimento contínuo com o programa ao longo do tempo. Esperar pelo próximo episódio dá tempo para antecipar e se envolver com a série por um longo período, enquanto que assistir a série de uma vez pode retirar o sentimento de empolgação e antecipação.
Fazer maratonas também afeta a saúde. Vários estudos apontam os aspectos prejudiciais de assistir muita televisão, sendo a falta de movimento e exercício consequências comuns de fazer maratona.
Às vezes, assistir compulsivamente faz mais sentido
Por outro lado, às vezes, fazer maratonas faz mais sentido. Permite uma compreensão da continuidade da série de forma mais coesa do que assistir semana a semana. A emoção dos eventos passados pode ser ainda mais eficaz devido à proximidade com que ocorreram. Esperar pelo próximo episódio pode fazer com que alguns espectadores esqueçam detalhes mais minuciosos de um episódio, portanto, assistir a alguns episódios seguidos pode realmente ajudar o espectador a reter mais informações.
Os melhores animes para assistir compulsivamente
Os melhores animes para fazer maratona são programas como Death Note ou Fruits Basket, que estão totalmente concluídos, e programas mais recentes como Hell’s Paradise ou Chainsaw Man, que têm apenas uma temporada lançada até agora. Contudo, há também muitas séries de anime mais longas em andamento que são consistentemente viciantes, como Demon Slayer ou Kaguya-Sama: Love is War.
No final das contas, tudo vai depender do que a pessoa quer tirar de um anime. Para os fãs que são simplesmente viciados em um show e precisam saber o que acontece a seguir, fazer maratona muitas vezes só faz sentido. Por outro lado, para aqueles que procuram manter contato com os últimos episódios de um anime popular, maratonar essa série pode nem ser possível para começar.
Por fim, siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.