Anime & Mangá

Maratonar animes compulsivamente é saudável? Uma Análise da Prática

Publicado por

Nesta era de streaming e acesso instantâneo à internet, é comum que os espectadores consumam vários episódios de um anime de uma vez, prática conhecida como “binge-watching” ou, no bom português, “maratona”. Apesar de o termo “maratona” carregar uma conotação negativa, não é necessariamente ruim ter sessões de visualização mais extensas ocasionalmente. Surpreendentemente, esta prática pode até ter alguns benefícios para a experiência de visualização.

Contudo, assim como qualquer coisa em excesso, fazer maratona de animes com muita frequência pode ter impactos negativos na saúde mental e física de um indivíduo. Cada pessoa terá suas próprias necessidades e preferências quanto ao que deseja assistir, por isso, compreender os prós e contras de fazer maratonas de animes pode auxiliar o espectador a tomar uma decisão informada se essa é a melhor escolha para ele.

Por que assistir compulsivamente nem sempre é a melhor escolha

Fazer maratonas nem sempre é a opção mais adequada. Pode diminuir o prazer em assistir as séries mais recentes. Uma parte significativa da experiência de assistir a um novo programa no lançamento é o aspecto social. Fazer maratona implica, muitas vezes, em distanciar-se das discussões sobre a série em andamento até que a temporada termine. Os fãs que optam por assistir a temporada inteira de uma vez, precisam evitar as redes sociais para não serem expostos a spoilers. Isso pode ser mais difícil para alguns do que para outros, dependendo do nível de envolvimento com o fandom. Além disso, fazer maratona exige um certo nível de autocontrole se a série ainda estiver em exibição e for lançada semanalmente.

Fazer maratona também diminui o envolvimento contínuo com o programa ao longo do tempo. Esperar pelo próximo episódio dá tempo para antecipar e se envolver com a série por um longo período, enquanto que assistir a série de uma vez pode retirar o sentimento de empolgação e antecipação.

Fazer maratonas também afeta a saúde. Vários estudos apontam os aspectos prejudiciais de assistir muita televisão, sendo a falta de movimento e exercício consequências comuns de fazer maratona.

Às vezes, assistir compulsivamente faz mais sentido

Por outro lado, às vezes, fazer maratonas faz mais sentido. Permite uma compreensão da continuidade da série de forma mais coesa do que assistir semana a semana. A emoção dos eventos passados pode ser ainda mais eficaz devido à proximidade com que ocorreram. Esperar pelo próximo episódio pode fazer com que alguns espectadores esqueçam detalhes mais minuciosos de um episódio, portanto, assistir a alguns episódios seguidos pode realmente ajudar o espectador a reter mais informações.

Os melhores animes para assistir compulsivamente

Os melhores animes para fazer maratona são programas como Death Note ou Fruits Basket, que estão totalmente concluídos, e programas mais recentes como Hell’s Paradise ou Chainsaw Man, que têm apenas uma temporada lançada até agora. Contudo, há também muitas séries de anime mais longas em andamento que são consistentemente viciantes, como Demon Slayer ou Kaguya-Sama: Love is War.

No final das contas, tudo vai depender do que a pessoa quer tirar de um anime. Para os fãs que são simplesmente viciados em um show e precisam saber o que acontece a seguir, fazer maratona muitas vezes só faz sentido. Por outro lado, para aqueles que procuram manter contato com os últimos episódios de um anime popular, maratonar essa série pode nem ser possível para começar.

Por fim, siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.

Matheus Gimenez

Escritor do animerant.com.br e um entusiasta do universo dos animes que não curte muito mangás, mas quando pega para ler, termina em pouquíssimo tempo.

Publicado por

Posts recentes

Dragon Ball confirmou a forma mais forte de Goku

A galera que acompanha Dragon Ball estava super empolgada com o Capítulo 101 do mangá.…

04/03/2024

Jujutsu Kaisen 252: Maki Vs Sukuna começa

Jujutsu Kaisen deu as caras de novo depois de uma pausa de duas semanas, e…

04/03/2024

5 lutas mais incompatíveis em Naruto

Na obra de Masashi Kishimoto, Naruto, o engano e a desorientação são a alma das…

04/03/2024

Como os gigantes Elbaf podem ajudar Luffy a se tornar o rei dos piratas?

No universo de One Piece, a diversidade é o que não falta. Temos desde Homens-Peixe…

04/03/2024

Hell’s Paradise: o que esperar da 2ª temporada (de acordo com o mangá)

Todo mundo está na maior expectativa pela segunda temporada de Hell's Paradise. Ainda sem data…

04/03/2024

One Piece: O que a chegada do Gorosei em Egghead significa para os piratas chapéus de palha?

No capítulo 1109 de One Piece, a ação foi pra lá de eletrizante no arco…

04/03/2024

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

Leia mais