Anime & Mangá

Kuroko no Basket: O que é realmente a Zona?

Publicado por

As séries de esportes têm uma longa tradição de tentar retratar a realidade dos esportes nos mundos em que criam. Kuroko no Basket não é diferente dessa realidade, com a série apresentando técnicas e habilidades específicas envolvendo o basquete.

A série apresenta uma ampla variedade de técnicas, desde técnicas mágicas como a desorientação usada por Tetsuya Kuroko, até técnicas de artes marciais como o Namba Run usado pelo Colégio Seiho.

Uma das técnicas mais impressionantes da série é a Zona, que é basicamente um estado onde o indivíduo é capaz de utilizar todo o seu potencial. Trata-se de uma habilidade que pode ser utilizada por todos os jogadores, desde que estes estejam bem preparados para dar tudo de si no campo. Embora seja um dos conceitos mais utilizados e venerados de Kuroko no Basket, o que é, afinal, a Zona?

O que é a Zona?

Na vida real, o termo “zona” pode se referir a várias situações, desde uma série de televisão assustadora e fantasiosa conhecida como “The Twilight Zone” de 1959 até a “zona de amigos” temida no cenário de namoro. No entanto, na psicologia esportiva, a “zona” é conhecida como “Flow”, um estado de fluxo onde os atletas alcançam um nível de desempenho excepcional, dando tudo o que têm durante as partidas. Quando um atleta atinge esse estado de concentração, ele é capaz de maximizar suas habilidades e concentração ao máximo, evitando o máximo de erros possíveis durante um campeonato.

Na série Kuroko no Basket, A Zona é descrita como um lugar extremamente restrito, o qual somente prodígios são capazes de entrar.

O personagem Kuroko Tetsuya, por exemplo, é conhecido por suas habilidades de desorientação, enquanto os membros do Colégio Seiho utilizam técnicas de artes marciais como o Namba Run.No entanto, a técnica mais popular na série é a Zona, que permite aos jogadores acessar todo o seu potencial. Sem a Zona, um jogador excepcional só pode alcançar até 80% de seu potencial máximo.

Entretanto, quando atinge este estado, ele pode usar tudo de si, ou seja, 100%. Só para ter noção, a habilidade Zona é considerada tão rara que não são todos os personagens capazes de usá-la, o que inclui alguns personagens principais do show.

Quem pode entrar na Zona?

Ao contrário do que muitos devem pensar a respeito do assunto, a ideia de entrar em um estado de concentração total durante a prática de esportes não é nova. Na verdade, muitos atletas ao longo dos anos têm falado sobre como se concentram tanto em determinada atividade que o mundo exterior parece desaparecer por completo.

Em Kuroko no Basket, a Zona é retratada de uma maneira altamente restritiva e quase mágica. Apenas aqueles que possuem habilidades realmente surreais e uma grande paixão pelo esporte são capazes de entrar nela.

Além disso, A Zona é considerada um estado onde os jogadores podem atingir seu potencial máximo, permitindo que jogadores habilidosos ultrapassem seus próprios limites pré-estabelecidos.

De acordo com estudos, a Zona pode ser alcançada por qualquer pessoa; contudo, é necessário que o ser humano entre em um estado de concentração absoluto, negligenciando tudo o que está ao redor para concentrar-se exclusivamente em sua meditação interior, a fim de explorar a sua capacidade máxima.

Trata-se de um conceito que vai muito além da especulação, pois é realmente utilizado por atletas famosos. Michael Jordan, por exemplo, já falou como atingia o seu estado de fluxo durante as suas partidas mais difíceis. Já Usain Bolt afirmou que a sua mente fica completamente vazia quando ele está correndo. Em outras palavras, cada pessoa pode ter uma Zona própria, mas todas compartilham da mesma função: liberar o potencial máximo do indivíduo.

A superfluidez é um estado mental que tem sido experimentado por atletas famosos, incluindo o lendário Michael Jordan, que citamos anteriormente, que descreveu a sensação como estar “no momento” e sentir que tudo está em câmera lenta.

Embora o nome “superfluidez” seja relativamente novo, o fenômeno tem sido estudado por cientistas e psicólogos do esporte há décadas. Os atletas que atingem esse estado descrevem uma sensação de desapego do ego, tanto que, em muitos dos casos, descrevem o tempo como “voando” durante esse período.

Alguns podem experimentar uma sensação de conexão com algo maior do que eles mesmos, como a equipe ou os torcedores como um todo. Essa sensação de estar em sintonia com algo maior pode aumentar sua confiança e permitir com que eles ultrapassem seus limites.

Embora o acesso à superfluidez possa parecer místico ou mágico, muitos especialistas acreditam que é um estado que pode ser alcançado através da prática e do treinamento mental adequado.

Confira também:

Texto de Matheus Gimenez.

Daniel Oliveira

Criador e escritor do site animerant.com.br. O site foi criado exclusivamente para comentar sobre os animes e mangás e oferecer entretenimento geek para os entusiastas do meio.

Publicado por

Posts recentes

Masashi Kishimoto, criador de Naruto, fala sobre a escolha do diretor e roteirista para o filme live-action

O filme live-action de Naruto, que todo mundo tá esperando, vai ser escrito e dirigido…

23/02/2024

Jujutsu Kaisen: Maki é a arma secreta contra Sukuna?

Jujutsu Kaisen tá pegando fogo! Depois de uma sequência de capítulos tensos, Sukuna tá dando…

23/02/2024

Dragon Ball Super mostra a reação de Goku e Vegeta à nova forma do Gohan

Antes de encarar o Goku, a nova transformação do Gohan em "Besta" deixou tanto o…

23/02/2024

Quem são as duas irmãs gêmeas do Barba Negra e o que isso significa em One Piece?

A revista One Piece Magazine Vol.8 mostra uns rascunhos da mãe e das duas irmãs…

23/02/2024

Por que tantos personagens parecem com o Goku? O motivo foi revelado 30 anos atrás em Dragon Ball

Já reparou que uma galera no universo de Dragon Ball tem uma carinha bem familiar,…

23/02/2024

One Piece: Este personagem importante será crucial para os Piratas do Barba Negra

Caribou não é apenas mais um personagem na vasta série de One Piece. Depois do…

23/02/2024

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

Leia mais