Anime

Dragon Ball: Quem é Yamoshi? Conheça tudo sobre o Lendário Super Saiyajin do passado

Bora falar sobre Yamoshi, esse Saiyajin antigo que já estava mandando ver na transformação em Super Saiyajin muito antes do nosso conhecido Goku entrar em cena. Esse cara, depois que bateu as botas, não ficou quieto não. O espírito dele ficou por aí zanzando, procurando seis Saiyajins do bem para fazer um ritual e trazer à vida o primeiro Deus Super Saiyajin. Sim, ele foi o Lendário Super Saiyajin, aquele que todo mundo achava que era só lenda, até Goku aparecer e mostrar do que era capaz na treta com Freeza mil anos mais tarde.

Quem era Yamoshi em Dragon Ball?

Reprodução: Dragon Ball Super

Yamoshi não era um Saiyajin qualquer. Ele vivia muito antes do Planeta Vegeta ser o lugar dos Saiyajins, mil anos atrás. O cara, junto com sua turma, decidiu peitar os Saiyajins do mal numa rebelião. Ele até virou Super Saiyajin nessa história, mas acabou perdendo a luta por ficar sem energia.

Mesmo assim, seu espírito não deu mole e continuou na missão de encontrar o tal Deus Super Saiyajin. Um Namekuseijin mais velho achou a história dele bacana e fez questão de registrar tudo no Livro de Lendas Namekuseijin.

A lenda se desenrola

Origens e revelações

Reprodução: Dragon Ball Z

Sobre a lenda do Super Saiyajin, Vegeta soltou a bomba de que o último a aparecer tinha sido mil anos antes do começo de Dragon Ball Z. A parada toda sobre essa lenda focava mais no poder do que na pessoa. Provavelmente, isso se deve ao fato de os Saiyajins da época serem descendentes daqueles Saiyajins que limparam os bons da face do universo.

Em Dragon Ball Z, meteram um filler mostrando Yamoshi se transformando num Grande Macaco dourado, diferente da cor padrão, e partindo pra cima da galera, acabando com o planeta onde estava. Essa forma Super Saiyajin era vista como um mito, até Vegeta começar a suspeitar que Goku era um, depois de vê-lo derrotando a Força Ginyu em Namekusei. Vegeta teve certeza quando Goku se transformou na luta contra Freeza.

Dragon Ball Super e a busca de Bills

Encontros proféticos e batalhas divinas

Reprodução: Dragon Ball Super

Na Saga do Deus da Destruição Bills, em Dragon Ball Super, Bills sonha com o espírito de Yamoshi. Enquanto tentava lembrar do guerreiro dos seus sonhos, Bills vê o espírito de Yamoshi novamente e o confunde com o Deus Super Saiyajin.

Quando Goku, já como Deus Super Saiyan, tá no sufoco lutando contra Bills e acha que não dá mais, uma voz o incentiva a não desistir, permitindo que ele desbloqueie mais poder e continue no combate.

As técnicas e habilidades de Yamoshi

Falando de técnicas, Yamoshi tinha uns truques bem legais na manga. Primeiro, o básico: ele sabia voar usando o ki, o que, convenhamos, é requisito básico para qualquer guerreiro que se preze em Dragon Ball. Mas não para por aí. Ele tinha aquela habilidade Saiayjin de ficar cada vez mais forte toda vez que superava um desafio, seja levantando depois de um pau feio ou aguentando o tranco em batalhas intensas. E o cara ainda usava as mãos para esmagar os adversários, uma técnica bem ao estilo “não chegue perto”.

De Grande Macaco a Super Saiyajin

Como todo Saiyajin que se preze, Yamoshi tinha a capacidade de se transformar num Grande Macaco, graças à cauda característica da raça. Mas ele não parou por aí: ele foi um dos poucos a alcançar a forma Super Saiyajin milhares de anos antes da saga de Goku começar. A lenda diz que o estilo de luta selvagem de Yamoshi, que até outros Saiyajins achavam chocante, foi o motivo pelo qual a lenda do Super Saiyajin sempre falou de um guerreiro violento e amante da destruição.

Um filler do anime ainda mostra Yamoshi na forma de um Grande Macaco Super Saiyajin, com Vegeta comentando que Yamoshi só conseguia manter o poder de Super Saiyajin nessa forma. Essa transformação em Grande Macaco Dourado, segundo os arquivos GT, parece ser a tal forma lendária de Super Saiyajin mencionada nas histórias. E tem mais: dizem que o Super Saiyajin4 pode ser a verdadeira forma que Yamoshi utilizou, algo que reforça ainda mais a lenda do guerreiro.

O segundo Lendário Super Saiyajin?

A conexão com Broly

Reprodução: Dragon Ball Super

As coisas ficam ainda mais interessantes quando entramos na história de Broly – O Lendário Super Saiyan. Paragus e Vegeta pensavam que a forma de Broly era a que Yamoshi tinha usado. Até Goku, em certo ponto, acreditava que Yamoshi poderia ter sido um Lendário Super Saiyan como Broly. O mangá de Dragon Ball Super reforça essa ideia, dizendo que o Lendário Saiyan aparece a cada mil anos, sugerindo fortemente que Yamoshi foi essa figura mítica. Vegeta até menciona que Yamoshi acabou sendo destruído pelo seu próprio poder, uma narrativa parecida com a de Broly e Kale, que precisavam liberar sua energia para não serem consumidos por ela.

Em Dragon Ball Super, a forma dominada de Kale é referida por Goku e Vegeta como o verdadeiro Lendário Super Saiyan, conectando os pontos entre a lenda de Yamoshi, a fúria de Broly e a força incontrolável de Kale. Yamoshi, sem dúvida, deixou um legado que transcendeu milênios, influenciando gerações de guerreiros e moldando o destino de muitos heróis e vilões na saga Dragon Ball.

Leia também: 10 personagens que Dragon Ball criou para a grandeza, mas nunca seguiu adiante

Acompanhe-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime!

Daniel Oliveira

Criador do animerant.com.br. Desenvolvedor e webmaster que trabalha como escritor e principal editor de notícias para o site.

Compartilhar
Publicado por
Tags: dragon ball

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Política de Privacidade