O Kaio-ken é uma das habilidades mais fortes do Goku em Dragon Ball, permitindo multiplicar seu poder, e foi aprendida durante seu tempo com o Kaio do Norte após sua morte na saga saiyajin.
Bem antes do Super Saiyajin, Akira Toriyama introduziu o Kaioken como uma das primeiras técnicas de transformações do Goku.
Ela foi usada pela primeira vez durante a luta contra Nappa e Vegeta sendo crucial para derrotar os invasores.
Como o nome sugere, o Kaio-ken é inspirado no nome do seu criador, o senhor Kaio. Quando Goku morreu pela primeira vez, ele ganhou a chance de percorrer o caminho da serpente e treinar com o Kaio do Norte para se preparar para a invasão do Saiyajins.
Goku percorreu o caminho de 1 milhão de quilômetros durante 6 meses até chegar ao Kaio, que aceitou treiná-lo e passou para o Saiyajin duas técnicas valiosas: a Genki Dama e o Kaio-ken.
O Kaio-ken é uma pequena explosão de energia dentro do corpo, que permite Goku multiplicar seu poder temporariamente, e isso acontece porque essa explosão de energia aumenta o fluxo do ki no corpo. Goku inicialmente é capaz de duplicar seu poder (2x), incluindo a força, velocidade, reflexos e até mesmo a consciência.
O custo é que o aumento do fluxo de ki no corpo acaba por desgastar o usuário rapidamente e isso só piora conforme Goku multiplica cada vez mais seu poder com o Kaio-ken. Por exemplo, durante o confronto com Vegeta, Goku usa o Kaio-ken 4x, multiplicando suas habilidades em 4 vezes, mas a explosão de energia é tão alta que o fluxo de ki destrói todo seu corpo.
A questão do limite do multiplicador do Kaio-ken está totalmente ligada a resistência do corpo. Com o tempo, Goku passou a treinar com gravidades elevadas e se tornou capaz de multiplicar seu poder em 10x e 20x. A maior multiplicação ocorre contra o vilão Lord Slug, onde Goku usa o Kaio-ken 100x, mas ali não é canônico.
Dragon Ball Super trouxe algumas novas informações interessantes sobre o Kaio-ken quando o Velho Kaioshin de gerações passadas revelou que é quase impossível usar a técnica combinada com o Super Saiyajin, já que o Super Saiyajin mexe com o emocional e não permitiria controlar o ki. Com o Super Saiyajin Blue, que tem um ki mais controlado e calmo, a combinação é possível, mas ainda há grandes riscos para o corpo.
A relevância do Kaio-ken desapareceu com o tempo em Dragon Ball, com a explicação de que o controle do ki para manter esse estado não é viável, mas essa pode não ser a única razão para isso ter acontecido.
Outro motivo provável para o Kaio-ken mal aparecer talvez seja porque não tem lógica. Pense nisso: Akira Toriyama (via: kanzenshuu) explica que se a força de Bills é um 10 e Whis um 15, Goku seria 6. Mas se Goku usa o Kaioken 10 vezes, ele deveria estar muito na frente.
Podemos usar como exemplo também os multiplicadores do Super Saiyajin. Se considerarmos que o SSJ2 é duas vezes mais forte que o SSJ1, então se Goku usasse o Super Saiyajin 1 com o Kaioken em 5x ele teria facilmente derrotado Cell.
O Super Saiyajin Blue é bem mais forte que o Super Saiyajin Deus e Goku precisou usar o Kaio-ken 10x durante a luta contra o assassino Hitto. Esse é um Goku literalmente mais de 10 vezes mais forte do que aquele que enfrentou Bills, o que só mostra que esse multiplicador realmente é bem confuso.
Goku ainda usa o Kaioken aumentado em 20 vezes contra o Jiren e ainda acaba sendo subjugado. É o mesmo que 20 Gokus com Super Saiyajin Blue, galera! Não faz sentido!
Ainda assim, o Kaio-ken segue sendo um verdadeiro espetáculo visual e proporcionou muitos momentos de virada arrepiantes e permanece como um poder favorito entre os fãs e há esperança de que possamos vê-lo no futuro, talvez de uma maneira mais inovadora à medida que a narrativa evolui.
Confira também:
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime
Última atualização: 01/05/2024 17:20
Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Política de Privacidade