Goku, o protagonista do popular anime Dragon Ball, é um guerreiro de incrível força, que muitos consideram ser o lutador mortal mais poderoso do universo. Contudo, a origem de sua potência, derivada da raça Saiyajin a qual ele pertence, possui um elemento inquietante que os espectadores do show podem não ter captado.
Os Saiyajins, especialmente Goku, conseguem aumentar seus níveis de poder através da canalização de energia de experiências traumáticas ou de situações próximas à morte. Este aspecto peculiar do aumento de poder foi demonstrado primeiramente quando Goku enfrentou Frieza, um vilão terrível, no planeta Namek.
Foi ao presenciar a morte de seu amigo Kuririn por Frieza que Goku conseguiu se transformar pela primeira vez em Super Saiyajin, o que lhe permitiu derrotar o antagonista.
Similarmente, no episódio 40 de Dragon Ball Super, criado por Akira Toriyama e Toyotarou, uma situação semelhante se desenrola. Durante o Torneio do Poder, os Guerreiros Z, grupo do qual Goku e o Android 17 fazem parte, enfrentam adversários de outros universos.
Neste confronto, Android 17 aparenta se sacrificar numa explosão autoprovocada, numa tentativa de vencer Jiren, um oponente formidável. Embora a manobra não tenha prejudicado Jiren como esperado, este evento traumático ajuda Goku a atingir uma nova forma de poder, conhecida como Ultra Instinto, que o torna praticamente invulnerável.
Os incidentes com Kuririn e Android 17 estabelecem um padrão sombrio: a morte ou o sacrifício de aliados parece ser a principal fonte de motivação para Goku superar suas barreiras de poder. Esta perspectiva é profundamente perturbadora, pois apesar de Goku não ser responsável por essas mortes e os amigos muitas vezes voltarem à vida, é inegável que essas perdas tenham sido o estopim para seus principais avanços de força.
O fato de que Goku só consegue atingir seus picos de poder através do sacrifício de seus amigos é uma verdade sombria. Porém, pode-se argumentar que ele está honrando essas perdas ao se tornar forte o suficiente para vingá-los. Mas isso não nega a realidade obscura de que Goku se beneficia, mesmo que involuntariamente, da morte de seus amigos para alcançar novos patamares de poder, o que é mais perturbador do que os fãs de Dragon Ball poderiam ter imaginado.
Leia mais:
- Dragon Ball Evolution “sem querer” é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da franquia
- Pai do Goku tem transformação que supera até os Deuses
- A transformação mais legal de Naruto Uzumaki repetiu o mesmo erro da transformação mais legal de Goku de ‘Dragon Ball Z’
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.