O arco de Wano se tornou o arco mais extenso de One Piece até o momento. Desde que anunciaram esse arco, todos os fãs estavam ansiosos para ver o grande confronto de Luffy e Kaido. Tivemos momentos inesquecíveis em Wano, mas será que o arco atendeu todas as expectativas do público?
Em 2018, o arco de Wano começou no mangá de One Piece, e a história foi se prolongando até os dias atuais. Contudo, o principal objetivo dos personagens já foi concluído nos últimos capítulos com a derrota de Kaido e Big Mom. Então, Luffy e seus aliados já libertaram o país de Wano, mas eles ainda têm mais algumas questões para resolverem no local antes de partirem.
Mesmo que o arco não tenha sido completamente finalizado, já chegamos ao clímax e finalização entre a luta de Luffy e Kaido. Assim, os fãs já podem ter os seus julgamentos em cima do arco de Wano.
O desenvolvimento e preparação para Wano
Conforme nós fomos acompanhando o mangá, podemos ver que Eiichiro Oda trabalhou na história e narrativa de Wano de uma forma bem entusiasta. Depois do timeskip de dois anos, toda a jornada do bando do Chapéu de Palha no Novo Mundo foi um desenvolvimento para o tão aguardado arco de Wano.
Tivemos uma diversidade de eventos como o desenvolvimento dos personagens, a jornada de Gol D. Roger, a história de Kozuki Oden e o desafio contra os Yonkou. Entretanto, um dos pontos mais fortes de Wano foi retratar fortemente a dor e sofrimento dos cidadãos do país. O país de Wano sofria pela tirania de Kaido e Orochi e acompanhamos uma longa jornada para os Bainhas Vermelhas e Luffy libertarem as pessoas dessa opressão.
Eiichiro Oda trabalhou com paixão nesse arco preparando o público através de Punk Hazard, Dressrosa, Zou e Whole Cake. Por toda essa empolgação e esforço extra do autor, Wano tornou-se uma das maiores histórias apresentadas em One Piece até o momento.
Ação e intensidade
Falando de ação, Wano apresentou algumas das melhores lutas já vistas em One Piece. Além de Luffy e sua tripulação, os principais líderes da aliança, Law, Kid, Killer e os 9 Bainhas Vermelhas, tiveram um desempenho incrível nas lutas de Onigashima. Luffy surpreendeu todos ao despertar o Gear 5, Zoro e Sanji também tiveram um grande papel ao serem retratados como as “asas” que tornaram Luffy o Rei dos Piratas.
As falhas do arco de Wano
Apesar de ser um arco incrível, Wano também tem suas falhas. Estender a história com centenas de capítulos em um único ponto pode ser exaustivo para acompanhar semanalmente. Nesse ínterim, também tivemos lutas que se prolongaram sem ter muita empolgação como as lutas de Usopp e Nami.
Ao mesmo tempo, como nos outros arcos, tiveram poucas mortes em uma guerra contra inimigos mortais. O impacto de algumas mortes não surtiu efeito pois não estava claro se os personagens estavam realmente mortos. As mortes de Ashura Doji e Izo são exemplos disso. O arco de Wano pode ter suas falhas, mas, ainda assim, atendeu às expectativas de muitos fãs.
One Piece é um mangá criado por Eiichiro Oda em 1998 que acompanha a jornada de Monkey D. Luffy, o protagonista que deseja encontrar o tesouro One Piece e se tornar o Rei dos Piratas. O mangá tem mais de 500 milhões de cópias, somando mais de mil capítulos e mil episódios de anime.
- One Piece | Oda revela a comida favorita de cada Chapéu de Palha
- Oda finalmente dá uma dica importante sobre a Akuma no Mi do Dragon
- 10 frutas do diabo de One Piece que podem derrubar o Kizaru
No Brasil, o mangá One Piece pode ser adquirido na loja online da Panini. Os novos capítulos são publicados pela Manga Plus e os últimos três podem ser lidos de graça na plataforma oficial de leitura de mangá. Enquanto isso, o anime pode ser conferido completo na Crunchyroll.