O universo dos animes é pródigo em apresentar antagonistas que, com suas maquinações ocultas, dão forma aos eventos que desafiam os heróis. Em “Jujutsu Kaisen“, esta figura é incorporada de maneira magistral por Kenjaku, um personagem que remete a vilões icônicos como Aizen de “Bleach“, Madara de “Naruto” e Eren Yeager de “Attack on Titan“. Kenjaku não é apenas mais um antagonista; ele é a materialização de um tropo clássico da narrativa: o mestre manipulador que opera nas sombras.
O que é o Jogo de Seleção (Culling Game)?
No coração da trama de “Jujutsu Kaisen”, pós-Incidente de Shibuya, surge o Jogo de Seleção, mais conhecido como Culling Game. Este evento, iniciado por Kenjaku, representa uma continuação direta das tribulações enfrentadas pelos heróis. O Jogo de Expurgo é um conceito fascinante, que, a meu ver, é uma metáfora para as lutas internas e externas enfrentadas pelos personagens.
Este Jogo de Seleção é essencialmente um “Battle Royale” em escala massiva, onde cerca de mil feiticeiros e usuários de maldições são jogados uns contra os outros. O objetivo de Kenjaku aqui parece ser duplo: em primeiro lugar, há a geração de uma quantidade imensa de energia amaldiçoada, algo que ele deseja para seus planos obscuros. Em segundo lugar, parece haver um desejo de provocar uma evolução forçada da humanidade através da saturação do Japão com essa energia amaldiçoada.
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A estrutura do jogo, distribuída por dez colônias em todo o Japão, revela um planejamento meticuloso e um entendimento profundo das dinâmicas de poder e energia. A exceção de Hokkaido, mantida fora do jogo devido à sua natureza sagrada, sugere um respeito astuto pelas tradições e crenças culturais.
A escolha dos participantes do Jogo de Expurgo também é intrigante. Alguns são feiticeiros antigos, ligados a Kenjaku por pactos antigos e adormecidos até que sejam despertados pelas relíquias amaldiçoadas. Outros são pessoas comuns, cujas técnicas amaldiçoadas são despertadas. Essa dualidade de participantes reflete a complexidade do mundo de “Jujutsu Kaisen”, onde linhas morais e éticas são frequentemente turvas.
Regras do Culling Game
O Jogo de Culling, uma competição intricada, foi lançado com oito regras fundamentais, conhecidas por todos os participantes. Estas regras foram cuidadosamente formuladas para assegurar a independência do jogo, fazendo com que ele funcionasse autonomamente, sem a necessidade de um mestre, incluindo seu criador, Kenjaku. A estrutura do jogo, baseada em votos múltiplos e regras vinculativas, tinha como objetivo principal coletar energia amaldiçoada, garantindo sua continuidade mesmo na ausência de Kenjaku.
As regras são as seguintes:
- Participação Obrigatória: Feiticeiros que adquiriram habilidades por meio da técnica de Transfiguração de Mahito de Kenjaku são obrigados a entrar no jogo dentro de 19 dias após a ativação de suas técnicas, em uma barreira de sua escolha.
- Consequências do Não Cumprimento: O descumprimento da regra anterior resulta na remoção forçada da técnica amaldiçoada, um processo potencialmente fatal devido ao impacto no cérebro do jogador.
- Inclusão de Não-Jogadores: Qualquer indivíduo que entrar em uma colônia será automaticamente considerado um jogador ativo.
- Objetivo e Pontuação: O objetivo é acumular pontos através da eliminação de outros jogadores, com feiticeiros valendo 5 pontos e não-feiticeiros, 1 ponto.
- Adição de Regras pelo Jogador: Jogadores com 100 pontos podem adicionar suas próprias regras ao jogo, desde que alinhadas com as já existentes.
- Aceitação das Regras Adicionadas: O Jogo de Culling deve aceitar as novas regras, contanto que não afetem significativamente a duração ou estrutura do jogo.
- Remoção por Inatividade: Jogadores que não alterem sua pontuação por 19 dias consecutivos também sofrerão a remoção de sua técnica amaldiçoada.
- Regra das Barreiras: Uma regra adicional, introduzida após o início do jogo, determina que ao entrar numa barreira, o jogador é teleportado para um local aleatório dentro dela.
Objetivo de Kenjaku com o Jogo
Enigma de Kenjaku
Kenjaku, uma figura enigmática em ‘Jujutsu Kaisen’, carrega um passado misterioso e uma antiguidade notável. Ele planejava o Jogo de Culling há mil anos, formando pactos com feiticeiros antigos como Hajime Kashimo para a realização futura deste evento.
A principal motivação de Kenjaku, apesar de sua natureza enigmática, é a curiosidade. Seu plano gira em torno da acumulação massiva de energia amaldiçoada, com o objetivo final de usar essa energia para impulsionar a evolução humana. Kenjaku aspira a unir a humanidade com o Mestre Tengen para criar uma única entidade amaldiçoada, buscando observar o resultado desconhecido desta fusão. Dentro do universo de ‘Jujutsu Kaisen’, Kenjaku destaca-se como um potencial antagonista final, dada a magnitude de suas ambições.
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