Anime & Mangá

Entenda o que diferencia Yu Yu Hakusho de animes influentes como Dragon Ball Z

Publicado por

O gênero Shonen no anime ostenta uma história rica e longa, com séries clássicas que mesmo os fãs casuais do anime facilmente identificam.

Títulos como Bleach, Naruto e One Piece são os nomes óbvios que surgem, traçando suas raízes históricas até alguns dos animes mais icônicos como Dragon Ball e Rurouni Kenshin.

No entanto, muitas vezes, o papel fundamental de Yu Yu Hakusho na formação do gênero Shonen é subestimado.

Não há como negar a importância de Yu Yu Hakusho no mundo do anime Shonen. Sua influência é tão abrangente que é fácil esquecer como este anime era único na época em que foi lançado.

Sua presença é tão fortemente sentida que muitos animes populares provavelmente não existiriam sem ele, e muitos personagens principais seriam muito menos interessantes sem a existência de Yusuke Urameshi.

Yu Yu Hakusho era incrivelmente diferente de seus companheiros nos anos 90

Lançado pela primeira vez nas páginas da Shonen Jump em 1990, Yu Yu Hakusho, da autoria e ilustração de Yoshihiro Togashi, uma lenda do mangá, era diferente de seus contemporâneos.

A história se desenrola em torno de Yusuke Urameshi após ele ser atropelado por um carro e morrer. Incumbido da tarefa de se tornar o novo “detetive espiritual”, Yusuke luta contra demônios para proteger os mundos humano e espiritual.

Ao longo da história, Yusuke amadurece e evolui, mantendo seu caráter original, o que o torna um protagonista Shonen único.

O que torna Yu Yu Hakusho particularmente distinto são as relações entre seus quatro personagens principais. Togashi não só queria atrair mais leitoras femininas para o mangá shonen, mas também abordou temas LGBTQ+ em seu trabalho.

Yusuke, Kuwabara, Kurama e Hiei são personagens com relacionamentos complexos que moldam o enredo da série e esse elemento de interação profunda dos personagens seria uma característica recorrente nos animes shonen futuros.

A série ainda tem impacto atualmente?

Hoje, o impacto de Yu Yu Hakusho ainda é facilmente visível. Dois animes modernos notavelmente populares, Bleach e Jujutsu Kaisen, são claramente influenciados por ele.

Embora seus personagens principais, Yuji e Ichigo, não sejam cópias de Yusuke, há sombras dele em seus papéis em suas respectivas histórias.

Portanto, ignorar Yu Yu Hakusho, considerando a disponibilidade imediata de milhares de títulos agora, seria um desserviço aos fãs de anime que apreciam o gênero shonen.

Por fim, a influência de Togashi sobre o gênero e a história atemporal do detetive espiritual são elementos cruciais para a formação do shonen moderno.

Mas e aí, Yu Yu Hakusho foi importante para você?

Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.

Matheus Gimenez

Escritor do animerant.com.br e um entusiasta do universo dos animes que não curte muito mangás, mas quando pega para ler, termina em pouquíssimo tempo.

Publicado por

Posts recentes

10 coisas em Dragon Ball Super que os fãs odiaram

Dragon Ball Super trouxe uma nova vibe ao universo Dragon Ball, criado por Akira Toriyama.…

25/02/2024

One Piece: Eiichiro Oda revela o verdadeiro motivo para Zoro ter três espadas

Eiichiro Oda, o criador de One Piece, compartilhou o porquê de Zoro ter três espadas,…

25/02/2024

Dragon Ball Super: Nova transformação de Gohan confirma a teoria antiga do Goku

No mangá de Dragon Ball Super tá rolando um embate épico que muita gente tava…

25/02/2024

7 coisas que o criador de Dragon Ball esqueceu

Dragon Ball é um fenômeno mundial, cativando fãs com suas histórias empolgantes, personagens memoráveis e…

25/02/2024

One Piece: Oda conta de onde veio a ideia do Gear 2 do Luffy

O Luffy, aquele pirata top de One Piece, não começou sua jornada sendo o cara…

25/02/2024

One Piece 1109: O que esperar do capítulo?

Os fãs de One Piece estão na maior expectativa pelo capítulo 1109. A trama na…

25/02/2024

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

Leia mais