Embora o mangá, o manhwa e o manhua possam parecer semelhantes à primeira vista, uma exploração mais aprofundada revela características distintivas que os diferenciam. Essas diferenças sutis, mas significativas, são fundamentais para a compreensão e apreciação dessas formas de arte visual.
Para começar, a origem de cada um desses termos é bastante esclarecedora. Inicialmente, “mangá”, “manhwa” e “manhua” são derivados da expressão chinesa “manhua”, que significa “desenhos improvisados”.
Embora tenham sido usados como termos gerais para descrever todos os quadrinhos nos três países – Japão, Coreia e China – hoje, essas palavras denotam especificamente os quadrinhos publicados em cada um desses lugares, respectivamente. Assim, mangá refere-se aos quadrinhos japoneses, manhwa aos coreanos e manhua aos chineses.
Dando uma olhada nas histórias de origem desses três tipos de quadrinhos, percebemos que suas evoluções foram bastante influenciadas pelas circunstâncias políticas e culturais de seus respectivos países.
No Japão, o mangá ganhou popularidade no século XX graças ao trabalho de Tezuka Osamu, criador do Astro Boy, embora suas raízes remontem aos séculos XII e XIII.
Na Coreia, o manhwa, que começou como propaganda durante a ocupação japonesa, floresceu na década de 1950 e ressurgiu com a digitalização no início dos anos 2000. O manhua, originário da China, Taiwan e Hong Kong, enfrentou desafios em função da censura rigorosa, mas encontrou uma saída para a autopublicação online.
Há também uma variação notável nos gêneros e público-alvo desses quadrinhos. O mangá no Japão, por exemplo, oferece shonen – histórias de ação e aventura voltadas para os meninos – e shoujo – histórias mágicas e romances complexos destinados às meninas. Manhwa e manhua têm sua própria classificação semelhante baseada no público-alvo.
Além disso, os métodos de publicação variam de país para país, desde revistas impressas semanais ou quinzenais para mangá até uploads semanais em plataformas de webtoon para manhwa e manhua.
Um elemento distintivo e importante nos quadrinhos do leste asiático é a maneira como eles refletem a cultura e os valores de seus países de origem.
Mangá muitas vezes incorpora histórias de fantasia e sobrenaturais, manhwa tende a se concentrar na cultura da beleza coreana, enquanto o manhua apresenta tramas de cavalheirismo das artes marciais.
A direção de leitura também difere, com mangá e manhua lidos da direita para a esquerda e manhwa lido da esquerda para a direita, como os quadrinhos ocidentais.
A arte e o texto dos três tipos de quadrinhos também possuem suas peculiaridades. Por exemplo, o mangá é tradicionalmente publicado em preto e branco, enquanto o manhwa e o manhua digital geralmente são coloridos.
Os estilos de arte variam de personagens exagerados e olhos grandes no mangá a proporções mais realistas e aparências humanas no manhwa e manhua. As onomatopeias únicas e específicas em cada tipo de quadrinhos também contribuem para a experiência de leitura diversificada.
Em suma, enquanto mangá, manhwa e manhua podem ter características compartilhadas, cada um carrega seu próprio charme e estilo, fornecendo uma rica experiência de leitura para todos.
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