Anime & Mangá

Entenda a diferença entre os gêneros Shonen e Shojo dos Animes

Publicado por

Mesmo se você for um admirador ocasional de anime e mangá, é provável que já tenha ouvido os termos “shonen” e “shojo”. Esses dois rótulos são geralmente associados a algumas das propriedades mais populares desses meios, abrangendo obras aclamadas como One Piece, Naruto, Sailor Moon e Fruits Basket.

Dominando o mercado, séries shojo e shonen são inescapáveis. No entanto, muitas vezes, o público consome esse conteúdo sem entender verdadeiramente o que esses distintos tipos de narrativas significam ou representam.

Os termos “shonen” e “shojo” traduzem-se aproximadamente como “garoto” e “garota” respectivamente, mas não são meras definições de gênero, já que eles carregam muitos elementos únicos que moldam a essência dessas séries.

Shonen e Shono têm histórias, subgêneros e um público-alvo diferentes

As séries shojo e shonen, embora geralmente possam ser divididas de acordo com o gênero, carregam uma complexidade muito maior. São características e nuances particulares que conferem aos animes e mangás shonen e shojo seus sabores característicos.

Para apreciar verdadeiramente o que esses dois tipos de histórias têm a oferecer, é necessário primeiro entender como eles se comparam, contrastam e evoluem ao longo das décadas.

Tanto shonen quanto shojo não são gêneros em si, mas demografias-alvo. A classificação de mangá é feita levando em conta seus públicos mais desejáveis antes que os gêneros específicos da história sejam considerados. Nesse sentido, shonen e shojo são semelhantes, pois ambos visam o mercado adolescente – normalmente a faixa etária de 12 a 18 anos – tornando-os séries ideais para quem está explorando mangá ou anime pela primeira vez.

A diferença reside em que as séries shonen são direcionadas para meninos, enquanto shojo considera o público feminino. Apesar dessa demarcação, isso não significa que meninos não possam apreciar as séries shojo ou que as meninas não desfrutem do material shonen.

Ambos têm estilos de artes diferentes

Os shonen e shojo desfrutam de muita liberdade com as histórias que contam. No entanto, um fator comum é que os shojo geralmente são mais focados em narrativas baseadas em personagens, crises internas e crescimento pessoal. Por outro lado, os enredos shonen tendem a priorizar conflitos externos e personagens masculinos jovens que se esforçam para serem os melhores, geralmente por meio de competição.

As séries shonen e shojo também diferem em suas abordagens artísticas. O shojo geralmente apresenta cores e iluminação mais suaves com personagens desenhados de uma maneira mais delicada e detalhada. Em contraste, muitas séries shonen fazem uso de linhas arrojadas e sequências de ação dinâmicas.

Por fim, enquanto as séries shonen e shojo podem ter muitas semelhanças superficiais, suas abordagens para contar histórias, o desenvolvimento de personagens e o estilo artístico geralmente diferem significativamente. Ambos os tipos de séries oferecem uma gama diversificada de narrativas e estilos que atraem uma ampla gama de públicos.

Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.

Matheus Gimenez

Escritor do animerant.com.br e um entusiasta do universo dos animes que não curte muito mangás, mas quando pega para ler, termina em pouquíssimo tempo.

Publicado por

Posts recentes

One Piece: Os 7 Yonko, do mais fraco ao mais forte

Na onda de "One Piece", os Yonko são os caras grandes do mar. Eles comandam…

26/02/2024

Hunter x Hunter: Afinal, o que aconteceu com o Clã de Kurapika?

O Kurapika, do Hunter x Hunter, chegou chegando no primeiro episódio, todo sério e com…

26/02/2024

Dragon Ball confirma a verdadeira opinião de Vegeta sobre Nappa

O site de Dragon Ball soltou a real sobre o que o Vegeta pensa do…

26/02/2024

Demon Slayer: Quão poderoso era o pai do Tanjiro na série?

Em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, a gente acompanha uma aventura num mundo cheio de…

26/02/2024

One Piece: Veja como era o esboço descartado da Boa Hancock de Eiichiro Oda

A Boa Hancock, que a gente adora, teria sido bem mais durona no começo, com…

26/02/2024

Conheça a fusão oficial do Goku e Broly em Dragon Ball

Para quem é fã de Dragon Ball, olha só essa: já pensou se o Goku…

26/02/2024

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

Leia mais