Vamos falar sobre algo que incomodava muitos fãs de Dragon Ball há anos: o enigmático “impulso zenkai” dos Saiyajins. Desde que foi introduzido na Saga Namekusei, esse poder sempre foi um mistério.
Os Saiyajins ficam mais fortes à medida que lutam, certo? Mas a coisa toda sempre foi meio vaga. E, depois de Namek, essa mecânica praticamente desaparece da narrativa, deixando todos nós coçando a cabeça.
Vegeta, o Príncipe dos Saiyajins, deu várias explicações que mais confundem do que esclarecem. Primeiro, ele faz parecer que é uma questão cultural. Os Saiyajins são guerreiros natos, então lutar e ganhar experiência os torna mais fortes. Depois, ele diz que é uma habilidade inata dos Saiyajins em aumentar seus poderes para enfrentar inimigos mais fortes.
E finalmente, ele nos dá a versão mais popular: Saiyajins ficam mais fortes depois de sofrerem danos graves, quase fatais. Lembra quando Vegeta fez Kuririn quase matá-lo para ficar mais forte e enfrentar Freeza? Exatamente.
Agora, Dragon Ball Super entra em cena com algumas respostas. No capítulo #20, Vegeta está sendo atacado por Goku Black. Mai, querendo ajudar, sugere usar Feijões Senzu para curá-lo e, teoricamente, torná-lo mais forte através do impulso zenkai. Só que não.
Vegeta não fica mais forte. Trunks então especula que talvez Goku e Vegeta tenham atingido seus “limites”, seja no zenkai ou em seu desenvolvimento físico geral.
Esta é a primeira vez que o tema é abordado de forma tão direta, e, embora não resolva todas as inconsistências, ajuda a entender porque não vemos mais impulsos zenkai na série. É uma forma elegante de dizer que Goku e Vegeta estão em um patamar onde esse tipo de ganho não faz mais diferença.
Isso levanta uma questão: por que os Saiyajins mais jovens ou menos evoluídos não usam essa tática? E o que dizer de momentos onde essa lógica poderia ter sido aplicada, como quando Cell quase mata Vegeta? A série tem um histórico de ajustar suas próprias regras para atender às necessidades da trama, e o impulso zenkai não é exceção.
É provável que Akira Toriyama, o criador, tenha abandonado o conceito para evitar tornar os Saiyajins absurdamente fortes. Mas ainda bem que Dragon Ball Super decidiu abordar isso. Vegeta até comenta em um ponto que ele e Goku já atingiram o limite de seu crescimento físico e agora precisam encontrar outros métodos para se fortalecer.
Então, embora ainda haja algumas questões em aberto sobre o impulso zenkai, Dragon Ball Super pelo menos nos deu uma razão convincente para o seu desaparecimento. E isso já é um avanço, considerando que agora temos uma explicação canônica para um dos buracos de enredo mais debatidos da série.
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.
Última atualização: 14/10/2023 08:52
Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Política de Privacidade