Anime & Mangá

Dragon Ball: Entenda por que a série nunca existiria sem Jackie Chan

O popular mangá e anime Dragon Ball, criado por Akira Toriyama, nunca existira sem Jackie Chan, a estrela de Hollywood conhecida principalmente por seus papéis em filmes de artes marciais, e a revelação vem do próprio autor em uma rara entrevista.

Em 20 de novembro deste ano, 2024, Dragon Ball irá completar 40 anos de existência. Os primeiros capítulos começaram a ser publicados em 1984, logo após a conclusão da série Dr. Slump, também do criador de Dragon Ball. Nessa época, Toriyama decidiu criar um novo mangá de kung-fu, e sua maior inspiração foi Jackie Chan.

Como Jackie Chan inspirou a criação de Dragon Ball

Em 1995, Akira Toriyama participou de uma super entrevista que pode ser encontrada em Dragon Ball Daizenshuu 2: Guia da história através da kanzenshuu [aqui]. O autor foi questionado sobre por que a história de Dragon Ball começou e então ele respondeu como foi o nascimento da série que se tornou amada no mundo todo.

De acordo com Toriyama, após a conclusão de Dr. Slump, ele ficou um tempo pensando no que faria em seguida como seu próximo trabalho de serialização de mangá. Ele fez reuniões com Toshirima, que era seu editor, e revelou que adorava filmes do Jackie Chan, como “Druken Master” (Mestre Bebâdo, em português), que foi lançado em 1978, um filme de artes marciais que mistura ação e comédia.

Sabendo que Toriyama gostava desse tipo de conteúdo, o editor Torishima recomendou um mangá de Kung-fu voltados para os meninos. Toriyama correu para seu escritório e começou a desenhar, criando um mangá one-shot chamado “Dragon Boy” (Garoto Dragão, em português).

Ele recebeu uma resposta positiva dos leitores e decidiu seguir esse caminho como o próximo trabalho, e isso acabaria sendo o protótipo para Dragon Ball, portanto, sem Jackie Chan, Dragon Ball que conhecemos nunca existiria.

Encontros e entrevistas de Akira Toriyama e Jackie Chan

Akira Toriyama e Jackie Chan tiveram vários encontros anos depois, onde ambos falaram sobre seus trabalhos e como eles inspiraram um ao outro, sendo um deles uma entrevista rara publicada pela Birds Land Press [aqui].

Trechos de conversas entre Toriyama e Jackie publicada pela Birds Land Press:

  • Toriyama: Usei os filmes de Chackie como referência ao fazer Dragon Ball!Conheci um homem que admiro muito, Jackie Chan. Ele me transformou no maior fã adorado!! Bem, talvez apenas atrás da minha esposa. Apesar de ser uma estrela do século que atravessa o mundo, ele não age de forma arrogante, e tem uma vibe relaxada que é muito cativante. Quero dizer, ele é o mundialmente famoso Jackie Chan!! Até me fez congelar – eu não sabia o que fazer. Ele respondeu às perguntas com seriedade e eu estava apenas emocionado! Foi a primeira vez que fiquei assim!! Aparentemente, eu realmente adoro conhecer pessoas que vi na TV e no cinema.”
Enquanto olha para os volumes de Dragon Ball, Jackie fala apaixonadamente sobre kung fu.
  • Jackie Chan: Fui influenciado por Dr. Slump ao fazer meus filmes! Eu me vesti de arale chan no filme ‘Lucky Stars’. Vamos continuar influenciando uns aos outros e continuar fazendo grandes coisas! De agora em diante vamos nos inspirar no trabalho uns dos outros e fazer coisas novas e incríveis!

Após o falecimento de Toriyama em março deste ano, Jackie Chan escreveu: “Akira Toriyama-sensei, obrigado por criar tantas obras clássicas, elas durarão para sempre. Até a próxima.”

Então, aí está a história curiosa e fascinante de como o icônico Dragon Ball nasceu, um verdadeiro testemunho do poder da inspiração e admiração mútua entre dois gigantes em seus respectivos campos. A partir da admiração de Toriyama por Jackie Chan e a influência dos filmes de artes marciais do astro de Hollywood, um dos animes mais amados do mundo tomou forma. Como Chan e Toriyama continuaram a se inspirar mutuamente ao longo dos anos, fica claro que a colaboração e o respeito entre criadores podem levar a maravilhas criativas que atravessam gerações e fronteiras.

Daniel Oliveira

Criador do animerant.com.br. Desenvolvedor e webmaster que trabalha como escritor e principal editor de notícias para o site.

Compartilhar
Publicado por
Tags: dragon ball