Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Akira Toriyama queria matar Goku para sempre, mas mudou de ideia por um motivo.
Dragon Ball Z é, sem dúvida, um ícone tanto no mundo do anime quanto do mangá. Com Goku como o epicentro do universo criado por Akira Toriyama, é difícil imaginar a série sem sua presença carismática.
No entanto, em uma reviravolta surpreendente dos eventos, houve um momento em que Toriyama planejou mover Goku para o banco de trás para que outro personagem pudesse tomar as rédeas da história.
- Dragon Ball | As 8 formas não-Saiyajin mais fortes, ranqueadas
- Dragon Ball finalmente dá a Raditz uma forma que os fãs queriam ver
Gohan: O Herdeiro Aparente
Quem acompanha a série sabe que a decisão de substituir Goku quase ocorreu após sua morte durante a épica batalha contra Cell. Foi seu filho, Gohan, que emergiu como o novo herói, ao atingir o nível de Super Saiyajin 2 e salvar o dia (e o planeta). Com esse ato heroico, parecia que a série estava pronta para seguir uma nova direção.
De fato, o arco subsequente de Majin Buu começou com foco em Gohan. Vemos o jovem Saiyajin lidar com a vida escolar e até mesmo assumir o papel de um super-herói local, enquanto Goku ocupa uma posição mais secundária. Por um tempo, parecia que Gohan realmente assumiria o manto de seu pai.
Toriyama muda de ideia na última hora – e o motivo é muito simples
No entanto, as coisas mudaram quando Gohan foi derrotado por Majin Buu após o vilão absorver Piccolo e Gotenks. O retorno de Goku tornou-se inevitável e, mais uma vez, ele assumiu o papel principal para salvar o universo. Akira Toriyama, em um guia especial intitulado Daizenshuu, revelou que a decisão de manter Goku no centro da narrativa foi deliberada. “Eu pretendia colocar Gohan no papel principal… não deu certo. Senti que, comparado a Goku, no final das contas não era adequado para o papel,” admitiu ele.
Desde a batalha contra Majin Buu, Goku tem mantido seu lugar como o foco central em séries posteriores como Dragon Ball GT e Dragon Ball Super. Gohan, por sua vez, tornou-se um personagem recorrente, embora muitas vezes relegado a um papel menor ou de coadjuvante.
O Retorno de Gohan em Dragon Ball Super: Super Hero
Mas não todo está perdido para os fãs de Gohan. Ele fez um retorno significativo no filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde ele é um dos personagens principais ao lado de Piccolo e até alcança uma nova transformação. Além disso, especula-se que ele terá um papel em Dragon Ball Daima, a nova série animada que será lançada no final de 2024.
A decisão de Akira Toriyama de não seguir em frente com a substituição de Goku por Gohan é um tópico de debate fervoroso entre os fãs. Embora alguns acreditem que teria sido uma evolução natural e interessante para a série, outros estão aliviados que o icônico Goku continua sendo o coração e a alma de Dragon Ball. De qualquer forma, a história de Gohan oferece um fascinante “e se?” no universo Dragon Ball, uma janela para um caminho não percorrido que ainda fascina e intriga os fãs até hoje.
Dragon Ball é um rolê japonês criado pelo Akira Toriyama lá em 1984. A parada acompanha o Son Goku, desde moleque até virar adulto, mandando ver nas artes marciais. O mangá do Toriyama virou duas séries de anime feitas pela Toei Animation: Dragon Ball e Dragon Ball Z.
Essa franquia explodiu e é uma das que mais fatura no mundo todo. Os 42 volumes do mangá venderam mais de 160 milhões de cópias só no Japão e 260 milhões pelo mundo afora. Ah, e dá para assistir o anime completo na Crunchyroll.
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.