Olha só, a era original de Dragon Ball e Dragon Ball Z rolou de 1986 até 1995, e nossa, como as coisas mudaram nesses trinta anos após o fim de DBZ. Dragon Ball sempre arrasou com seu humor leve, mas o que a gente achava engraçado lá no final dos anos 80 mudou muito até hoje. Tem um monte de piada em Dragon Ball que hoje em dia faz a gente torcer o nariz.
Uma parte meio tensa de Dragon Ball é como a série lida com as personagens femininas, que é… digamos, questionável. Esses momentos mais estranhos podem até servir pra gente ver como a vibe do anime evoluiu pra melhor desde aquele tempo. Dragon Ball e DBZ ainda são demais e aguentam firme o passar dos anos, mas tem algumas cenas que definitivamente ficaram lá no passado – e é lá que devem ficar.
Relacionado: Por que tantos personagens parecem com o Goku? O motivo foi revelado 30 anos atrás em Dragon Ball
9. Yamcha espiando a Bulma
Dragon Ball, Episódio 6: “Fique de olho nas Dragon Balls”
Foi meio barra que o Yamcha tenha dado aquela espiada na Bulma no banheiro enquanto tentava pegar as Dragon Balls do Goku. Até dava pra passar, já que ele não sabia que ela estava lá. Mas aí o cara resolve invadir o quarto da Bulma enquanto ela dormia, achando que ia achar as Dragon Balls debaixo do lençol. Esse não foi o único momento tenso da Bulma em Dragon Ball, mas com certeza foi um dos mais pesados que o Yamcha causou.
8. O acidente da Bulma
Dragon Ball, Episódio 1: “O Segredo de Dragon Ball”
A Bulma teve uns momentos bem duvidosos no começo de Dragon Ball, mas um dos primeiros é difícil de superar. Depois de ser pega por um pterodáctilo e jogada de uma altura absurda, ela fica presa num galho de penhasco. Claro que ela tá apavorada, mas a série escolheu uma forma bem gráfica pra mostrar o medo dela, que era desnecessário.
7. Goku descobre as diferenças
Dragon Ball, Episódio 2: “A Busca do Imperador”
O Goku começou a série como um moleque super ingênuo e inocente. Cresceu praticamente sozinho no deserto depois que seu avô morreu, e isso não ajudou muito a aprender sobre etiqueta social. E quem sofreu com a falta de noção do Goku foram as personagens femininas. Um dos primeiros vacilos do Goku foi quando ele começou a viajar com a Bulma. Ela tentou explicar a diferença entre meninos e meninas, já que era a primeira mulher que ele conhecia. A curiosidade bateu enquanto ela dormia, e ele decidiu conferir as diferenças por conta própria, levando a uma surpresa e tanto.
6. Goku se oferece para dar fotos de Bulma ao velho Kaioshin
“Que tal isto: se você retirar seu protesto, tirarei algumas fotos sensuais de uma certa senhora para você! Vou me abaixar e me aproximar para tirar a foto também.”
No episódio 278 de “Dragon Ball Z”, “Os verdadeiros Saiyajins lutam sozinhos”, Goku faz uma proposta inusitada ao Velho Kai. Depois que Buu destrói a Terra, os Guerreiros Z ficam se perguntando como podem restaurar seu planeta. Goku, então, sugere algo bem ousado: oferecer fotos íntimas de Bulma ao Velho Kai em troca de sua ajuda com as Dragon Balls Namekuseijin. Vegeta, claro, não fica nada satisfeito com a ideia.
5. Mestre Kame e o “acordo” com Launch
No episódio 15 de “Dragon Ball”, “Olhando para a Launch”, a busca de Kuririn e Goku por treinamento com Mestre Kame toma um rumo questionável. Kame só aceita treiná-los sob uma condição: que eles tragam uma garota bonita para ele. Eles acabam trazendo Launch, que, apesar de concordar em ficar, é menor de idade, tornando a situação ainda mais problemática. Kame, como de costume, não se comporta da maneira certa.
Relacionado: Dragon Ball confirma a verdadeira opinião de Vegeta sobre Nappa
4. Mestre Kame recebe o troco de Android 18
Já no episódio 239 de “Dragon Ball Z”, “Encontre as Esferas do Dragão”, Mestre Kame passa dos limites com Android 18, resultando em uma cena bastante desconfortável, especialmente na frente da filha dela, Marron. Embora Kame acabe levando uma surra de 18, isso não apaga suas ações inapropriadas, levantando questões sobre a falta de consequências reais para seus atos ao longo dos anos.
3. Gotenks confronta o vilão notório
Em “Dragon Ball Z: Fusion Reborn”, um filme que muitos curtem, tem um detalhe que não caiu tão bem: o vilão secundário, conhecido como “O Ditador”. Ele é basicamente uma paródia de Hitler, o que já é um tanto quanto questionável. O problema é que ele comenta sobre os cabelos loiros e olhos azuis de Goten e Trunks, uma referência clara a uma ideologia terrível. Embora a intenção possa ter sido fazer uma crítica usando o humor, a execução deixou a desejar e não trouxe o impacto positivo esperado.
2. Goku e o Incidente com Chi-Chi no Nimbus
Em um episódio inicial de “Dragon Ball”, Goku, que já tinha sido advertido por Bulma por uma atitude parecida, repete o gesto com Chi-Chi. Ao levá-la no Nimbus, ele decide “verificar” se ela é uma menina, uma ação que acaba mal para ele, já que Chi-Chi não deixa barato e o empurra do Nimbus. Esse momento ressalta a inocência de Goku, mas também mostra como alguns comportamentos foram retratados de maneira leve na época, mas que hoje em dia são vistos sob uma ótica bem diferente.
1. Bulma e o trato com Kame
Um dos momentos mais controversos de “Dragon Ball” acontece quando Bulma e Goku encontram Mestre Kame pela primeira vez. Para conseguir uma Dragon Ball que Kame possui, Bulma acaba mostrando mais do que pretendia, sem saber que Goku tinha removido sua roupa íntima enquanto ela dormia. Esse episódio é frequentemente citado quando se fala de cenas que não envelheceram bem, refletindo um humor que hoje é visto como inapropriado.
Relacionado: 7 coisas que o criador de Dragon Ball esqueceu