A morte de Jiraiya, o sensei de cabelos brancos do Naruto, sem dúvida é um dos grandes pontos de virada da série e continua sendo uma das mais trágicas.
Jiraiya é um dos melhores personagens do elenco de Naruto mas encontra seu fim durante sua luta contra Pain, seu ex-aluno, Nagato Uzumaki. A morte de Jiraiya foi bem executada mas tem efeitos duradouros e essa tragédia poderia ser evitada.
O relacionamento de Jiraiya e Naruto é um dos pontos altos da série
Jiraiya foi introduzido como um Sannin lendário, um velho que apesar de ser muito tarado, era incrivelmente poderoso. Ele assume o papel de professor do Naruto e causa uma grande impressão conforme a trama avança por ser um homem sábio e poderoso, com personalidade alegre e heróica.
Jiraiya se aproxima do Naruto para fazê-lo principalmente crescer mais forte, com parte do seu interesse sendo o fato de Naruto ser filho de Minato, mas o início é complicado, já que Naruto tem que lidar com o lado pervertido de Jiraiya. Com o tempo, ele se torna um avô para o Naruto, ensinando técnicas como Rasengan e o controle de chakra.
Jiraiya enfrentando Pain é angustiante
Quando parecia que Jiraiya havia cumprido seu dever de ensinar tudo o que Naruto precisava, a série caminha rumo a um mini arco, intitulado “Conto de Jiraiya, o Galante”, um arco curto mas épico e trágico ao mesmo tempo. Aqui vemos Jiraiya partir para a Vila da Chuva em busca de novas informações sobre a Akatsuki, e a tensão aumenta quando ele se infiltra na vila inimiga e é detectado, atraindo Konan e posteriormente Pain.
Pain se revela como líder da Akatsuki e tem um confronto épico com Jiraiya. O vilão explica suas motivações e desejo de capturar as Bestas com cauda e então ataca Jiraiya. Jiraiya é totalmente subjugado e dominado pelos seis caminhos e a grande revelação de que o líder do caminho Deva era Yahiko atinge Jiraiya profundamente, pois se tratava do seu ex-aluno. Jiraiya tem uma morte brutal, mas consegue enviar uma mensagem para a vila, e os momentos finais mostram o sábio dos sapos pensando casualmente sobre como chamar seu próximo livro, que recebe o título de “Conto de Naruto Uzumaki”.
Jiraiya poderia ter evitado essa tragédia
Jiraiya poderia ter evitado tudo aquilo, e seus momentos finais mostram que foram suas escolhas que o levaram à morte, tornando tudo mais angustiante ainda. Para piorar, a morte de Jiraiya vem daquela criança que ele ajudou e que acreditou que seria seu herói, e ele morre sem saber a história completa. Jiraiya inicialmente acreditou que Minato seria a criança da profecia, pois lhe disseram que ele salvaria o mundo, mas ele mudou de ideia e decidiu que era Nagato, pois ele tinha o Rinnegan que foi usado para salvar o mundo anteriormente.
Jiraiya cuidou de Nagato, Konan e Yahiko por se sentir culpado por estar envolvido na guerra naquela região, mas no fim a decisão de deixá-las sem família em meio a guerras e corrupção resultou na morte de Yahiko e consequentemente na morte do próprio Jiraiya. Ele trouxe esse destino para si mesmo ao abandonar Nagato e seus amigos, sendo vitimado pelo mesmo sistema que serviu. Tanto conceitualmente como na forma em que foi executada, a morte de Jiraiya supera a de personagens como Neji, Itachi, Zabuza e outros, pois ele é executado cruelmente devido suas escolhas e do mundo cruel e injusto de Naruto.
Confira também:
- 8 episódios que farão qualquer pessoa um fã da série
- 7 professores mais poderosos da série, ranqueados do pior ao melhor
- 10 melhores episódios de Naruto
- 9 episódios Filler de Naruto que poderiam ser canônicos
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.