No mundo de Demon Slayer, as Respirações são poderes utilizados pelos Caçadores de Demônios no enfrentamento das criaturas da noite. Existem muitas Respirações no universo criado por Koyoharu Gotōge, mas nenhuma é tão única quanto a Respiração dos Insetos.
Para quem não sabe, a Respiração dos Insetos é uma variação da variação criada por ninguém menos que Shinobu Kocho. Ao todo, existem cinco Respirações primordiais: a da Água, Chama, Vento, Pedra e Trovão que, por sua vez, são derivadas da Respiração do Sol.
A Respiração utilizada por Shinobu é uma variação da Respiração da Flor, que é um desdobramento da Respiração da Água.
Entenda o motivo de apenas Shinobu usar veneno contra os demônios em Demon Slayer
No passado, Shinobu tinha apenas 1,25m de altura e 37Kg, então não tinha força o suficiente para decapitar um demônio. Então foi pensando em burlar essa fraqueza que ela criou a Respiração dos Insetos.
De modo geral, todos os movimentos da respiração criada por Shinobu tem a finalidade de desorientar o demônio para que a Hashira consiga injetar o seu veneno no inimigo. Com sua extrema agilidade, Shinobu pode facilmente sair do campo de visão do adversário, então fica muito mais fácil para ela aplicar o veneno em certas localidades do corpo do demônio.
Dado que Shinobu precisa criar um veneno bastante concentrado da flor Wisteria e utilizar a velocidade ao seu favor, seu estilo acaba sendo único e, de certa forma, irreplicável. Enfim, por mais impressionante que sejam as habilidades de Shinobu no campo de batalha, a mente da Hashira continua sendo a sua principal arma no enfrentamento das criaturas de Muzan Kibutsuji.
A Hashira dos Insetos pode não ser tão forte quanto seus colegas, mas ela não desistiu por causa da sua fraqueza, apenas tomou um novo caminho em sua carreira como caçadora.