A linha de tempo canônica de Dragon Ball é uma das mais amadas de todos os tempos, mas pode ficar confusa para fãs, principalmente para aqueles que desejam começar a série. Dragon Ball GT, que se passa alguns anos após Dragon Ball Z, é o que pode complicar as coisas, mas a série realmente não faz parte do cânone.
Por que Dragon Ball GT não é canônico?
No mundo dos animes, mangá e light novel, canônico pode ser entendido como algo que o autor original inventou. No caso de Dragon Ball GT, Akira Toriyama esteve envolvido, seja dando dicas, desenho de personagens, cenários, e foi justamente Toriyama que criou o título “GT“.
Contudo, Toriyama se refere ao GT como uma “grande história paralela”, e ele não escreveu a história. O criador de Dragon Ball esteve envolvido de certa forma, mas o GT foi praticamente todo produzido pela Toei Animation, por isso a série não pode ser considerada canônica.
Dragon Ball GT é na verdade um side-story oficial, mas não canônico.
Caso Toriyama tivesse escrito toda a história, personagens e estivesse totalmente envolvido com a obra, aí sim poderíamos chamar de canônico, mas não foi o caso, tanto é que há uma diferença muito gritante entre Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, o que só implica que a canonicidade da série nem deveria ser um debate.
Dragon Ball é um mangá japonês criado pelo Akira Toriyama lá em 1984. A parada acompanha o Son Goku, desde moleque até virar adulto, mandando ver nas artes marciais. O mangá do Toriyama virou duas séries de anime feitas pela Toei Animation: Dragon Ball e Dragon Ball Z.
- 5 vezes que Goku foi salvo pelo enredo em Dragon Ball
- Todos filmes de Dragon Ball, na ordem
- 10 Humanos mais poderosos em Dragon Ball, ranqueados
- Confira as 5 piores coisas que o Goku fez em Dragon Ball
- As 10 melhores lutas de Dragon Ball que não envolvem Goku
- Dragon Ball Super: idade, altura e aniversário de cada personagem principal
- Dragon Ball CONFIRMA que a linha do tempo de DBGT é canônica
Essa franquia explodiu e é uma das que mais fatura no mundo todo. Os 42 volumes do mangá venderam mais de 160 milhões de cópias só no Japão e 299 milhões pelo mundo afora. Ah, e dá para assistir o anime completo na Crunchyroll.