Afinal, o que exatamente deu errado com o filme live-action Dragon Ball Evolution de 2009?
A série de anime e mangá Dragon Ball atuou como uma droga de entrada para Naruto, Bleach e One Piece. Mesmo após anos de inatividade, Dragon Ball voltou com uma nova série e filmes, fazendo grandes números nas bilheterias internacionais e provando que a história segue firme e forte.
Isso torna o fracasso de Dragon Ball Evolution ainda mais confuso, popularizando também a noção de que adaptaçõs de anime para live-action podem estar fadadas ao fracasso. Mas por que o live-action de Dragon Ball fracassou tanto?
O que deu errado com o filme live-action Dragon Ball Evolution?
O fracasso de Dragon Ball Evolution pode ser atribuído a três coisas: falta de fidelidade ao Dragon Ball original, escolha errada de atores, e ponto de partida errado.
Começando pela falta de fidelidade, o diretor de Dragon Ball Evolution não estava familiarizado com Dragon Ball, e isso é evidente pela forma como o produto final mal se parece com o que os fãs conhecem. Por exemplo, os Saiyajins foram escravizados por Piccolo, enquanto as Esferas foram criadas por místicos, e até a forma como Goku se torna Oozaru é diferente no live-action.
Já a escolha de atores também é grande problema. Afinal, Dragon Ball é uma história ambientada quando Goku é criança e outra retomando a narrativa em sua vida adulta. Dragon Ball Evolution não seguiu nenhum dos dois, e lançou um Goku adolescente que altera a dinâmica, com emoções e personalidade diferente. O charme de Goku estava em ser uma criança felizmente ignorante, mas bem humorada, o que não é visto no live-action. Além disso, personagens como Chichi, Mestre Kame e Yamcha também são desprovidos de suas qualidades originais.
Por fim, Dragon Ball Evolution escolheu um ponto de partida péssimo. O filme começa no meio da história de Goku, então ele é forçado a jogar alguns elementos de fundo para fornecer contexto. Mas isso é um problema, pois ao mesmo tempo o filme precisa estabelecer o elenco, o cenário, a Terra alternativa e o folclore do mangá original, tudo enquanto Goku precisa se tornar um artista marcial para batalha final. Como resultado, o desenvolvimento dos personagens e enredo virou uma bagunça e deixou totalmente a desejar.
O anime Dragon Ball Super está em hiato, mas o mangá ainda segue em publicação, tendo novos capítulos lançados mensalmente. O anime está disponível na Crunchyroll.