O elogio de Goku a Freeza em DBS corrige o maior problema de Toriyama com DBZ

Olha só, parece que Dragon Ball Super está dando uma sacudida nas coisas! O criador da série, Akira Toriyama, já tinha falado antes sobre uns perrengues com a forma como o Goku foi mostrado no anime de “Dragon Ball Z”. Sabe, aquela vibe de “herói de aço” que não era muito o que ele tinha em mente. Agora, no Capítulo 101 de “Dragon Ball Super”, rola uma cena que pode ser um sinal de que as coisas tão mudando.

Vou te contar o que rolou. Goku tá lá no Planeta de Bills, de boa, vendo o Vegeta e o Broly treinando. Aí, a Cheelai e o Lemo chegam com umas bebidas e começa aquele papo sobre o Freeza e sua nova forma, o “Black Freeza“. E o Goku? Em vez de ficar bolado, ele meio que admira a determinação do Freeza. Fala sério, ele até disse que não deveria pensar assim, mas não consegue evitar.

Goku: Lutador nato, não exatamente Herói

Lá em 1997, numa entrevista que saiu no Kanzenshuu, Toriyama falou que não curtia muito essa coisa do Goku ser sempre o “herói perfeito”. O cara sempre quis mostrar o Goku mais como um cara fissurado em lutas fortes, mesmo que isso às vezes passasse por cima do seu lado herói. Tipo, o Goku já deu Semente dos Deuses pra inimigo forte só pra poder ter uma luta mais emocionante. Então, essa fala sobre o Freeza pode ser um retorno a essa visão mais original do personagem.

Goku elogiar Freeza é exatamente o que Toriyama quer: um protagonista que não é exatamente um herói perfeito

O Goku tá ligado nas coisas ruins que o Freeza fez e pode fazer com esse novo poder. Mas, o que realmente mexe com ele é a ideia de enfrentar um oponente tão forte quanto o Black Freeza. Até o Bills fica meio assim com essa atitude do Goku. E os amigos dele na Terra? Provavelmente não iam curtir nada saber que ele tá respeitando o Freeza.

Não é que o Goku vai virar um personagem completamente diferente, mas é uma forma de Toriyama lembrar a galera que, apesar de ser um ícone, o Goku não é aquele herói tradicional. Ele tem essa coisa de querer se superar, às vezes mais do que salvar os outros. E isso meio que coloca uma interrogação no papel dele como um “herói indiscutível”.

Será que essa nova admiração do Goku pelo Freeza vai ter um peso maior no próximo arco de “Dragon Ball Super”? Só vendo o que vem por aí pra saber. Mas já é um baita indicativo de que o Toriyama quer deixar claro quem é o Goku de verdade. É isso aí, pessoal, parece que as coisas vão ficar bem interessantes!

Leia também: 10 coisas que Dragon Ball faz melhor que outros animes

Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.

Sair da versão mobile