Não é segredo pra ninguém que One Piece, My Hero Academia e Jujutsu Kaisen são gigantes no mundo dos mangás, liderando as vendas da revista Weekly Shōnen Jump e do planeta. Eles são as estrelas da festa há um bom tempo, com fãs e críticos apaixonados por suas histórias tanto nos mangás quanto nos animes.
Mas aí que tá o problema: todos esses três estão perto do fim, com My Hero Academia e Jujutsu Kaisen previstos pra acabar em 2024. Isso deixa a Shonen Jump num baita aperto, porque não tem nada no radar que chegue aos pés do sucesso desses três.
Há décadas a revista não enfrentava um desafio assim, e a situação atual não tá nada fácil de resolver.
Olhando pro que a Shonen Jump tem na manga agora, nada parece que vai chegar perto de bater o sucesso de One Piece, My Hero Academia e Jujutsu Kaisen. Mesmo mangás que têm uma galera curtindo, como Undead Unluck, Sakamoto Days e Akane-banashi, não chegam nem perto do patamar dos três gigantes.
Na década de 90, a Shonen Jump já passou por um perrengue parecido quando Dragon Ball e Slam Dunk acabaram, e a circulação da revista despencou. Agora, com o fim iminente desses três titãs, parece que a história tá se repetindo, e o pior é que parece que ninguém tá fazendo nada pra evitar.
Uma das razões pra essa encrenca é a fama da Shonen Jump de cancelar séries rapidinho se elas não decolam logo de cara. Isso dificulta muito pra qualquer novo mangá ganhar espaço e se desenvolver.
Pra piorar, outras revistas tão ganhando terreno e produzindo hits que competem de igual pra igual com os da Shonen Jump. Em 2023, por exemplo, Tokyo Revengers e Blue Lock, da Weekly Shōnen Magazine, foram dois dos mangás mais vendidos do mundo.
Outro ponto é a falta de variedade na Shonen Jump. A revista é conhecida pelas suas histórias de ação e comédia, mas tá faltando inovação. Muitos dos novos mangás parecem mais do mesmo, seguindo fórmulas de sucessos anteriores.
Mas nem tudo são espinhos. Mangás como Sakamoto Days, Blue Box e Akane-banashi mostram que ainda tem espaço pra histórias novas e interessantes. O problema é que essas pérolas são raras.
O que vai ser da Shonen Jump e do mundo do mangá nos próximos anos ainda é um mistério. O fim de One Piece, My Hero Academia e Jujutsu Kaisen vai ser um baque, mas o mundo do mangá é imprevisível. Quem sabe não vem aí uma nova era de ouro com histórias que ainda nem conhecemos?
Siga-nos no Google News para receber as últimas notícias de anime.
Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Política de Privacidade