O estúdio Ghibli tem comemorado uma grande marca com O Menino e a Garça, que já soma mais US$294.2 milhões em bilheteria, mas o famoso Hayao Miyazaki acha que a era de ouro dos anime “acabou”.
Goro Miyazaki, o filho de Hayao Miyazaki, participou do 20 Minutes na França enquanto recebia o prêmio de Festival de Cinema de Cannes para o Studio Ghibli, e ele revelou os sentimentos de Hayao aos prêmios: “Isso o deixou feliz, mas ele acredita que a era de ouro da animação japonesa já passou e que não sobrou muita coisa nova“. Ele sente que este prêmio simboliza o fim de sua carreira.
Shigeo Akahori, colega animador da Ghibli, concorda com Miyazaki que a era de ouro do anime acabou. Ele aponta que a indústria está “enfraquecendo” porque os novos criadores de anime, que ele descreve como “artesãos”, são mais rigorosos e menos inventivos ao adaptar mangás, diferentemente dos veteranos que criaram várias obras-primas.
Akahori acredita que os novatos deveriam começar com curtas-metragens, seguindo o exemplo de Makoto Shinkai, antes de avançar para longas-metragens. Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam, desafia os jovens criadores a superar Miyazaki e a velha guarda, destacando a importância de um comprometimento sério para alcançar tal feito.
Fonte: 20 minutes