Goku realmente é um pai ruim? Dragon Ball tem a explicação perfeita

Quando o assunto é Goku de Dragon Ball, o papo geralmente gira em torno das lutas épicas e das transformações impressionantes que ele e os outros personagens passam. Mas, olhando um pouco além do óbvio, dá pra ver que o Goku também tem seu lado pai de família, e talvez ele seja melhor nisso do que muitos fãs dão crédito.

Goku não tinha figuras parentais adequadas em sua vida para ensiná-lo melhor

Primeiro, é bom lembrar que o Goku teve que se virar bastante sozinho desde pequeno. Ele foi criado pelo Vovô Gohan, que morreu cedo, e depois disso, ele meio que teve que aprender a se virar sozinho.

Bardock, o pai dele, até que tentou fazer o melhor enviando Goku para a Terra para salvar sua vida, mas era muito pouco e muito tarde para realmente ensinar alguma coisa ao filho. Então, não dá pra dizer que Goku teve grandes exemplos de como ser pai.

Agora, se formos falar de paternidade, Goku pode até ter perdido alguns momentos importantes do Gohan e do Goten, como o nascimento de Goten, mas isso não significa que ele não se importa. Dragon Ball mostra que ele tem um jeito próprio de demonstrar afeto e cuidado, principalmente através do treinamento em artes marciais. Para Goku, treinar junto com os filhos é uma maneira de passar tempo com eles e ensinar valores importantes.

É verdade que Goku não é o marido mais atento do mundo para Chi-Chi e que ele poderia ser um pouco mais presente em momentos familiares que não envolvem lutar. Mas, vamos combinar, ele não é desligado quando o assunto é proteger e estar ao lado dos filhos em momentos de perigo. Ele já se sacrificou várias vezes para proteger Gohan e os outros, e isso conta muito.

Além disso, Goku tem seus momentos de pai presente sim. Ele estava lá no casamento de Gohan com Videl, mostrando que os grandes eventos não passam batido para ele. E olha, ele até ensina as técnicas de luta mais legais para os filhos, mostrando que, no mundo dele, isso é uma forma de cuidar e preparar eles para o futuro.

Falando em sacrifício, Goku já fez muito para manter sua família e amigos seguros. Desde enfrentar vilões poderosos até se sacrificar para salvar o planeta, as ações de Goku falam muito sobre seu compromisso com aqueles que ele ama.

Então, mesmo que ele não seja o cara mais tradicional quando se trata de paternidade, ele tem seu próprio jeito de mostrar que se importa. Dragon Ball dá várias pistas de que, no fundo, Goku é um pai dedicado, mesmo que à sua maneira. E talvez, só talvez, ele mereça um pouco mais de crédito por isso.

Leia mais sobre Dragon Ball:

O anime Dragon Ball está disponível completo na Crunchyroll.

Sair da versão mobile