Boruto: Naruto Next Generations recebeu incontáveis críticas desde seu lançamento há 8 anos, e uma delas é o arco de viagem no tempo, que vai do episódio 128 até o 136.
O arco traz um conceito exagerado para uma série que inicialmente era sobre ninjas e técnicas furtivas. Há quem gostou, pois ele trouxe de volta personagens amados, como Neji Hyuga ou Jiraiya, mas há questões confusas, e é isso que veremos agora.
Relacionado:
- 5 poderes que a Himawari tem em Boruto graças a nova Kurama
- O que significa ‘Two Blue Vortex’ em Boruto?
Os problemas do arco de viagem no tempo de Boruto
A escala de poder
A premissa deste arco parece ter sido homenagear a série clássica em seu aniversário do mangá, mas certas decisões escritas arruinaram a história, e a principal delas envolve a escala de poder.
O arco de viagem no tempo mostra Naruto criança, Jiraiya e Boruto enfrentando Urashiki Otsutsuki, uma das criaturas mais divinas do mundo que veio de outro planeta. Mesmo Naruto e Sasuke adultos tiveram dificuldades em enfrentar Otsutsuki, mas Urashiki acaba sendo derrubado por Jiraiya e dois gennin.
Jiraiya e Naruto criança sem dúvida eram fortes, mas nesse ponto a escala de poder está em outra liga, por isso é um cenário absurdo. Além disso, o arco coloca Sasuke no canto, com a explicação de que seu chakra estava desaparecendo.
Urashiki tinha habilidades de espaço-tempo e retrocesso de tempo que superavam as técnicas ninjutsu de espaço-tempo de Sasuke. Ele também tinha um Rinnegan e um Byakugan. Ainda assim, seu papel foi reduzido a um mero artifício, com objetivo principal de aproximar Naruto criança e Boruto.
Vimos que ele anteriormente rivalizou com dois Kage mas no fim foi derrotado por Naruto e Boruto, sendo reduzido totalmente a um dispositivo de trama para alguns episódios.
Paradoxos
Além disso, outro problema com esse arco é Sasuke e Boruto ignorarem o aviso de Karasuki e conversarem com outras pessoas. Boruto, por exemplo, não pensou duas vezes e fez amizade com todos os membros do Konoha 11. Sasuke posteriormente apaga a memória dessas pessoas mas seria inocente demais acreditar que aquilo já não causou ondulações na linha do tempo do passado.
Sem dúvida, Boruto e Sasuke deixaram vestígios de sua viagem ao passado e é interessante imaginar como isso poderia impactar o mundo ninja 10 anos depois.
O mangá Boruto: Two Blue Vortex, escrito por Masashi Kishimoto e Mikio Ikemoto, tem novos capítulos publicados pela Manga Plus e podem ser lidos em português gratuitamente. O anime Boruto: Naruto Next Generations, que se encontra em hiato, pode ser assistido pela Crunchyroll.