Em Dragon Ball Z, Yamcha tinha o mesmo nível de outros Guerreiros Z terráqueos, mas ele não foi convidado por Goku para participar do Torneio do Poder, e isso ofereceu a maneira perfeita de corrigir o nível do personagem.
Em Dragon Ball Super, Yamcha foi afastado de quase toda ação, e quando ele aparecia, sempre era em tom de piada. A exclusão do personagem no Torneio do Poder piorou mais ainda as coisas, pois passou a impressão de que ele era fraco para participar.
Mas o mau tratamento de Dragon Ball Super foi útil para Yamcha, pois a história paralela de Yamcha durante o Torneio do Poder revelou que ele secretamente esperava ser convidado para se juntar ao time de Goku. No entanto, quando ficou claro que nenhum convite estava chegando, Yamcha ficou desapontando, e isso pode ter motivado o guerreiro a treinar para provar seu valor eventualmente.
O mau tratamento de Dragon Ball Super pode ter motivado Yamcha a ser mais forte
Yamcha é um dos primeiros Guerreiros Z em Dragon Ball e se tornou grande amigo de Goku, mas ele foi deixado de fora do Torneio do Poder, e isso o desapontou, então é algo que acaba servindo como motivação para o personagem treinar e se tornar mais forte, que é exatamente o que aconteceu.
Em Dragon Ball Super, é revelado que Yamcha realmente ficou mais forte, e sua paixão por luta ainda perdura. Depois do Torneio do Poder, o personagem é visto na Saga do Prisioneiro da Patrulha Galáctica, onde retorna ao campo de batalha e parece animado em ajudar a proteger a Terra. Seja como for, Dragon Ball Super parece ter dado a maneira perfeita de corrigir o nível de Yamcha e mostrar que Goku pode ter errado em não ter o escolhido para o Torneio do Poder.
O filme de Dragon Ball Super: Super Hero vai estrear no dia 18 de agosto nos cinemas brasileiros. Todos os episódios do anime estão disponíveis na Crunchyroll. O mangá ainda está em lançamento, mas o anime ainda não tem nenhuma previsão de retorno desde o final da saga do Torneio do Poder.