Tenshinhan começou sua jornada em Dragon Ball como o aluno principal de Tsuru-Sen’nin, rival de Mestre Kame, adotando inicialmente uma postura arrogante e desafiadora, especialmente contra Goku e seus amigos. Ele teve uma transformação significativa ao longo da série, começando como um antagonista para se tornar um aliado valoroso nas diversas batalhas ao lado de Goku.
Tenshinhan é um descendente do Povo de Três Olhos (Triclops), uma raça alienígena que se estabeleceu na Terra. Isso faz dele um terráqueo, mas com características não humanas, como seu distintivo terceiro olho. Esse olho é dito conceder a habilidade de “ver a verdade”, embora Tenshinhan tenha perdido essa capacidade. Além disso, sua herança lhe permite usar habilidades únicas, como a de manifestar braços extras.
Relacionado: Os 3 MAIORES mistérios do final de Dragon Ball GT que continuam sem respostas
Quem é o Tenshinhan?
Tenshinhan, ou simplesmente Tenshin, marca sua entrada no universo de Dragon Ball como um rival que se transforma em um valioso aliado. Conhecido por seu comprometimento com as artes marciais e um estilo de vida disciplinado, Tenshinhan se destaca como um dos terráqueos mais poderosos.
Ele se une aos Guerreiros Z para enfrentar diversas ameaças à Terra, mesmo quando os adversários superam em muito seu próprio poder. Além de suas batalhas, ele dedica seu tempo treinando com seu fiel companheiro, Chaos, mantendo-se firme em seu caminho de guerreiro.
Por que o Tenshinhan tem 3 olhos?
Então, saca só essa parada sobre o Tenshinhan de Dragon Ball e seu terceiro olho bem no meio da testa. Além de dar um visual único, esse olho extra dá um gás nas habilidades dele, tipo seguir movimentos super rápidos e até enxergar além de certas ilusões. E não para por aí, o cara consegue até lançar uma rajada de energia poderosa com esse olho. E o mais da hora é que, nesse mundo cheio de bichos que falam e todo tipo de criatura estranha, quase ninguém faz um auê sobre o terceiro olho do Tenshinhan.
Dando uma olhada nos guias oficiais, o Daizenshuu, descobre-se que o Tenshinhan é na verdade descendente de um clã antigo chamado Triclops, que seriam uns alienígenas com 3 olhos que vieram para a Terra, ou seja, Tenshin nunca foi terráqueo. Além disso, Akira Toriyama, o criador de tudo isso, se inspirou em umas ideias bem profundas de espiritualidade, tipo aquelas vindas do budismo, hinduísmo e taoísmo, onde o terceiro olho é sinal de uma iluminação espiritual, saca? Ele quis colocar um pouco dessa vibe no Tenshin.
Mas aí, por causa de uma fase ruim com o Mestre Tao, que era bem do mal, o Tenshin meio que se perdeu e não usou todo o potencial espiritual que o terceiro olho podia oferecer, embora ainda rolasse alguma ação por lá. E isso de meditar pra ganhar um terceiro olho também aparece num game, o Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II, onde falam que foi a meditação pesada que deu esse poder pro Tenshin.
Leia também: Quão poderoso é o Tenshinhan em Dragon Ball?