Dragon Ball é super famoso por muita coisa, e uma delas é que quase ninguém fica morto pra sempre. Isso tem gerado muita conversa entre os fãs. Mas, um dos personagens que realmente se foi e deixou sua marca foi o Android 16, durante a saga do Cell. Isso gerou bastante papo sobre de onde ele veio.
O Android 16 foi criado pelo Dr. Gero, um cientista que fazia parte do Exército Red Ribbon. Ele tinha uma bronca gigante com Goku porque Goku destruiu a organização dele lá no comecinho de Dragon Ball. O objetivo do Android 16 era acabar com o Goku, mas existem um monte de teorias sobre ele, incluindo uma que dizia que ele poderia ser o filho morto do Dr. Gero ou inspirado nele.
Relacionado: Os 3 MAIORES mistérios do final de Dragon Ball GT que continuam sem respostas
Android 16 e Dr. Gero: Pai e Filho?
A história de que o Android 16 foi inspirado no filho do Dr. Gero é algo que os fãs já discutiam há tempos. E essa teoria foi confirmada no filme Super-Herói de 2022. Em uma cena, aparece uma foto do Dr. Gero, sua esposa Womi (que inspirou o Android 21) e seu filho, Gevo, que é a cara do Android 16.
O filme, que é parte da franquia, mostra que o Android foi mesmo baseado no filho do Dr. Gero, mas não entra em detalhes do porquê. Dá pra imaginar que o Dr. Gero criou o Android 16 como uma forma de lidar com a perda do seu filho, principalmente porque o Gevo era um soldado do Red Ribbon e provavelmente morreu lutando contra o Goku quando era mais novo.
Isso dá um peso a mais para tudo que o Dr. Gero fez na saga Cell. Agora sabemos que sua vingança contra o Goku tem a ver não só com a derrota do exército Red Ribbon, mas também com a perda do seu filho. E a missão do Android 16 de destruir o Goku fica ainda mais dramática, considerando que ele representa alguém que morreu nessa luta há anos.
O Legado do Android 16
Android 16 pode não ter ficado muito tempo com a gente na série, aparecendo só na saga Cell, mas se tornou um dos personagens mais amados de Dragon Ball. Sua personalidade, seu amor pela natureza e seu impacto na história deixaram um legado incrível.
O momento mais marcante dele foi sua morte pelas mãos do Cell, que acabou sendo o empurrão que o Gohan precisava para enfrentar o Cell e ganhar no fim. A morte do Android 16 mostrou que ele e outros androides, como o 17 e o 18, não eram maus por natureza. Ele tinha um coração bom, amava os animais e a natureza, e até cuidava dos humanos. Isso até levou os fãs a teorizarem que o Android 17 decidiu proteger a natureza em Dragon Ball Super por causa do tempo que passou com o 16.