Muitos anos se passaram desde a introdução de Vegeta e de seu plano de superar Goku, mas isso não aconteceu e há alguns motivos prováveis para isso em Dragon Ball.
Desde sua primeira luta na saga Saiyajin de Dragon Ball Z, Vegeta tomou Goku como seu rival supremo, e essa rivalidade só cresceu à medida que a série expandiu. Ao longo de toda a história, os dois passaram por extensos treinamentos e batalhas incessantes, mas sempre houve uma lacuna de poder, colocando Goku um passo à frente de Vegeta.
Relacionado:
- Artista fã de Dragon Ball Z mostra como seria a fusão do Cell, Majin Boo e Freeza
- 10 Humanos mais poderosos em Dragon Ball
- 5 transformações que o Goku nunca vai ter em Dragon Ball Super
Tudo isso começa na saga de Namekusei, quando Goku finalmente atinge o Super Saiyajin, que o colocou anos luz na frente de Vegeta. Partindo para a saga Cell, há um abismo aparente de poder, com o próprio Vegeta reconhecendo isso, e este arco revela as atitudes contrastantes dos dois quando falamos sobre buscar poder, dando dicas para entendermos porque ele não supera o Goku.
Por que Goku está sempre na frente do Vegeta?
Orgulho: uma faca de dois gumes
Desde o começo, Vegeta tem um forte desejo de ofuscar Goku, o que se tornou uma característica que define o personagem. Ele era mais forte na saga Saiyajin, mas o orgulho de Vegeta sofreu um golpe na saga Freeza e posteriormente na saga Cell quando ele percebeu que estava mais fraco que Goku. Vegeta era filho do Rei e foi ensinado que todos os outros eram inferiores e ele simplesmente não conseguia aceitar que Goku havia o superado, colocando-o em um caminho onde ele precisava provar que era superior.
Esse caminho motivado pelo orgulho de Vegeta acaba sendo o seu grande inimigo, pois Vegeta se torna hiperfixado na busca pelo poder, obcecado em superar Goku a qualquer custo, sentindo inveja do seu rival a ponto de resmungar a cada cinco minutos. Vegeta não conseguia ver sua loucura, e um exemplo disso pode ser visto na saga Cell, quando Goku decide tomar uma abordagem de treinamento diferente de Vegeta, minimizando a perda de energia do Super Saiyajin para refinar seu ki, lutando com calma e sem raiva atrapalhando seu julgamento. É justamente daí que saiu a icônica frase do Vegeta: O miserável é um gênio!
Vegeta seguiu o caminho contrário ao aumentar sua formas Super Saiyajin, e no final do dia ele faz pouco progresso e reconhece que Goku seria um desafiante melhor para Cell. O próprio Vegeta diz: ” É dolorosamente claro neste ponto que ninguém neste grupo é mais forte do que Kakaroto. Nem mesmo… eu. Então, ele merece ter a luta de um verdadeiro guerreiro, e isso significa… até a morte. ” Então há uma grande falha na abordagem de Vegeta que atrapalhou seu crescimento em relação ao Goku.
Portanto, o fato de Vegeta ser mais fraco do que Goku pode estar ligado ao seu orgulho excessivo e a abordagem de força bruta no treinamento, enquanto Goku sempre seguiu um caminho mais calculado e orientado. Interessantemente, isso reflete suas novas habilidades: Instinto Superior e Ultra Ego. Embora Vegeta tenha alcançado níveis de poder que rivalizam com Goku, ele muitas vezes teve dificuldade sempre que não tinha um resultado final claro em mente.
O orgulho de Vegeta também o impedia de pedir ajuda, enquanto Goku passou por inúmeras jornadas, batalhas e treinamentos com diferentes mestres, enquanto Vegeta sempre foi aquele cara sozinho, até por conta da sua criação, mas ele deu um grande passo para superar Goku ao engolir o orgulho e pedir para ser treinado por Bills e Whis.
A série de anime Dragon Ball pode ser conferida completa na Crunchyroll.