Hoje, 20 de novembro, uma revelação surpreendente sobre o fim de Hunter x Hunter veio à tona, provocando ondas de emoção entre os leitores. Yoshihiro Togashi, criador do mangá, consciente das incertezas quanto à conclusão de sua obra-prima, preparou um final alternativo que poderia ser usado caso ele não consiga terminar a série. A revelação veio graças à TV Asahi e vem de uma carta onde Togashi delineia três cenários possíveis para o final da série (A, B, C), considerando diferentes reações dos leitores, desde satisfação até insatisfação. Além disso, ele compartilha um cenário adicional, marcado como “O final (D)“, que serve como um epílogo pensativo e emocional para a saga.
Ou seja, baseando-se na declaração de Togashi, ele considera quatro possíveis desfechos para a história, sendo o divulgado marcado como o final “D”. Ele não revelou os finais “A”, “B” e “C” como opções, os quais mantém em segredo. Interessantemente, Togashi revela sua preferência pelo final “B”, apesar de acreditar que não será bem recebido pelos fãs. Portanto, enquanto “Hunter x Hunter” prossegue, existe a possibilidade de Togashi explorar formas de incorporar elementos do final “B” com outros aspectos dos finais restantes. Confira abaixo mais detalhes:
O final de Hunter x Hunter, de acordo com Togashi (Esse final só será real caso o autor faleça antes concluir a obra)
Palavras de Yoshihiro Togashi abaixo:
Para o final, eu preparei três cenários: A, B e C. Quando considero a reação proporcional dos leitores, variando de satisfação até insatisfação, o final A é considerado satisfatório por 50%, e insatisfatório por 20%. Isso não necessariamente implica uma alta avaliação, mas para mim, alcançá-lo será seguro de uma maneira que não complica as coisas com críticas excessivas, na minha opinião.
Quanto ao final B, as opiniões serão divididas de maneira similar entre satisfação e insatisfação. Para o final C, eu antecipo uma taxa de satisfação de 10% e uma taxa de insatisfação de 90%. Por que eu o mantenho presente, mesmo com uma alta taxa de insatisfação? Isso é porque é a minha preferência pessoal, mas fundamentalmente, eu quero pensar no máximo sobre um final para o ponto onde eu possa escolher qualquer um deles e criar aquele que eu acho mais agradável, o que é meu ideal e objetivo.
Para lhes dar uma imagem mais clara, eu compartilharei o cenário D, que caiu das opções de candidatos para o final. Se o destino me levar antes de terminar o mangá, considere-o o final do mangá. Eu ficaria feliz se vocês me perdoassem por isso.
O Final (D)
– Ao lado de um lago, uma menina chamada Jin, segurando uma vara de pescar, fica imóvel. De repente, a vara se agita violentamente e Jin fica assustada.
Jin: Eu peguei ele! Peguei o senhor do lago!
– Ela habilmente levanta o senhor do lago sobre seus ombros e fica diante de uma mulher.
Jin: Como prometi, peguei o senhor do lago, mãe!
– Jin se aproxima da mulher.
Jin: Você não tem que me dizer novamente para eu me tornar caçadora!
– A mulher, sem mais truques, balança a cabeça.
– Jin, ainda com o senhor do lago sobre seus ombros, se afasta.
– A mãe comenta com o marido que o sonho de Jin é nunca sair da ilha e herdar seu lugar.
– O pai concorda rindo e a mãe expressa sua insatisfação.
Mãe: Talvez seus desejos mudem mais tarde. Mas quero saber… você e Jin. Por que vocês são assim? Com certeza é por causa do sangue das avós Mito e Noko.
– A mulher parece desconhecer que Mito e Noko não têm relação de sangue e o pai sorri com isso.
Mãe: Mas o vovô Gon era um caçador famoso! E esta menina um dia deixará a ilha.
Jin: Nunca vou sair!
– Apesar de não estar visível mais por ter adentrado a floresta, Jin ouve a conversa dos pais e responde desafiante.
– O pai, se divertindo, diz: Você tem um olho afiado!
– A cena muda para a loja, que continua em funcionamento desde os tempos da Mito.
– O senhor do lago foi cortado, limpado e suas partes internas foram separadas.
Jin pensa consigo mesma enquanto trabalha: Mamãe nunca entende! Quando o vovô falava com alegria sobre suas memórias como caçador, vovó Noko se afastava silenciosamente de seu assento. Cada vez que o vovô Gon afirma, a crença dela é ouvida por alguém.
– Jin bate a faca com força na tábua de corte.
Jin: Estou cansada disso! Para esperar o retorno de alguém por meses e anos de tristeza e solidão que esmagam meu coração… eu faço alguém esperar por mim! Eu-
– Nesse momento, a porta se abre e uma voz quente ecoa.
– Uma criança gordinha entra, segurando uma planta.
Criança: Eu peguei o senhor do lago mesmo! Bem, vamos honrar a ilha inteira com ele!
Jin: Eu sempre… sempre quis estar com a pessoa que quero estar. Juntos, sempre!
Criança: Sim!
– Ambos com grandes sorrisos no rosto, cozinham a comida.
– Um pássaro voa para longe da ilha, sobre uma cidade e seu povo.
– O filho de um deles, a filha de outro e o neto de outro vivem em diferentes lugares, trocando sorrisos. Eles podem ser os filhos desse personagem e os netos daquele.
– O pássaro voa para longe.
– Ao fundo, uma figura observa a cena.
FIM.
Vale lembrar novamente que este é apenas o final D, e ele será o final da obra apenas se o autor falecer sem conseguir finalizá-la. Caso contrário, ainda há outros 3 finais, o A, B e C, que não foram revelados para os fãs.
Pequena análise desse final de Hunter x Hunter
Como acabamos de ver, esse final se passa muitos anos depois, já que Gon é referido como “vovô Gon”. A história tem como foco Jin, uma garota que não deseja se tornar caçadora, algo que deixa sua mãe descontente. Jin demonstra um forte apego à ilha onde vive, mostrando uma clara falta de interesse em seguir a carreira de caçadora. Devido a essa falta de interesse, a mãe acredita que sua filha Jin tem sangue da Vovó Noko e Mito, mas acontece que Jin não tem laços sanguíneos com elas, e o pai parece saber disso. Em vez disso, Jin está realmente relacionada ao lendário caçador Gon Freecss.
A história então muda para a loja que pertencia a Mito, onde o “Senhor do Lago” é limpo e cortado. Aqui Jin revela que sua preferência por uma vida familiar estável em vez de aventuras como caçadora. O desfecho finaliza com Jin interagindo com uma criança local, compartilhando a importância de ter as pessoas amadas por perto. A narrativa deixa uma aura de mistério sobre as identidades das crianças mostradas no final, mas sugere que são descendentes dos personagens protagonistas, como Gon, Killua, Kurapika ou Leorio. No final, é revelado que um personagem misterioso observa a cena, criando aquele suspense e levando os fãs a teorizar.
Para a comunidade de fãs de “Hunter x Hunter”, essa notícia pode ser agridoce. Por um lado, há o conforto de saber que haverá um final, independente dos desafios que o futuro reserva. Por outro, há a realidade sombria de que o autor enfrenta desafios que podem impedi-lo de concluir seu trabalho como inicialmente pretendido. O que fica claro é que a paixão de Togashi pela sua criação é tão profunda quanto a dos fãs pela história, e esse final alternativo é uma ponte entre o criador e seu público, garantindo que a chama de “Hunter x Hunter” continue a arder nos corações dos leitores por muitos anos.