Black Clover copiou um dos piores enredos de Naruto

A nova reviravolta envolvendo o Capitão Yami em Black Clover é tão previsível que chega a ser entediante, especialmente se você é um fã de longa data de Naruto.

Fala sério, a história de Yami parece uma colagem descarada da trama da redenção de Itachi, uma das mais controversas da série Naruto.

Para os não iniciados, Itachi Uchiha massacrou todo o seu clã e foi pintado como um vilão irredimível, só para mais tarde ser revelado como um herói trágico que fez tudo “pelo bem maior.” Soa familiar?

A primeira vez que ouvimos sobre Sasuke Uchiha em Naruto, ficamos imediatamente intrigados por sua busca de vingança contra Itachi, seu próprio irmão, que dizimou seu clã. Isso deu a Sasuke uma motivação incrivelmente potente, que definiu suas ações e escolhas por grande parte da série.

A redenção posterior de Itachi acabou minimizando essa motivação de uma maneira que muitos fãs consideraram um balde de água fria. Assim, sua “boa ação” não só fez a motivação de Sasuke parecer inútil, mas também reforçou o estereótipo do “vilão que na verdade é bom”, que já estava se tornando cansativo em Naruto.

A “traição” de Yami é exatamente a mesma história de Itachi

Agora, temos uma situação semelhante em Black Clover. Asta conhece Ichika, a irmã de Yami, que revela que Yami massacrou o próprio clã. A semelhança entre as trajetórias de Yami e Itachi é gritante. Ambos eram jovens prodígios, herdeiros de clãs problemáticos, e ambos massacram seus clãs deixando apenas um irmão mais novo vivo, que cresce odiando-os. Até os contextos sociais e geográficos dos clãs são semelhantes.

O fato de que as circunstâncias ao redor do massacre de Yami e Itachi são tão parecidas faz você se perguntar: será que os escritores de Black Clover simplesmente pegaram o enredo do Itachi e o jogaram em seu próprio universo? A essa altura, é quase certo que Yami terá uma razão “nobilitante” para suas ações, talvez sob as ordens de alguma autoridade maior. E isso é lamentável, pois anula qualquer chance de originalidade na narrativa e, possivelmente, levará a um final igualmente insatisfatório, como o de Itachi.

Não me interpretem mal, Black Clover tem seus méritos e até agora construiu um universo e personagens que são envolventes. Mas a série não está fazendo nenhum favor a si mesma ao reciclar uma das mais polêmicas reviravoltas de Naruto. Em vez de nos surpreender, agora ficamos apenas à espera da inevitável justificação para o ato de Yami, assim como aconteceu com Itachi. E isso, em minha opinião, é um desserviço tanto aos fãs quanto à própria história que Black Clover poderia contar.

Black Clover está disponível na Crunchyroll.

Sair da versão mobile