5 tropos que Dragon Ball usou de forma exagerada

Com Dragon Ball, Akira Toriyama apresentou e popularizou vários tropos shonen. Simplificando, tropos são como ideias que impulsionam uma narrativa, como transformações ou até torneios de artes marciais.

Os tropos shonen viraram padrão ao longo dos anos, inspirando vários novos animes hoje em dia, e isso acaba resultando em uma espécie de fórmula. Talvez a maioria dos tropos shonen tenham sido criados por Dragon Ball. A série de mangá de Toriyama inspirou outras obras, que muitas vezes dão seu próprio toque mágico.

O tropo do torneio de artes marciais, por exemplo, é usado por quase todos shonens. Naruto usa esse tropo e cria seu próprio torneio, o exame chunin, enquanto séries mais recentes como Black Clover, My Hero Academia e muitos outros dão novas caras para o tropo com seus torneios únicos.

Agora que entendemos um pouco mais sobre tropo shonen, vamos ver 5 tropos que Dragon Ball usou até demais (exagerou um pouco, mas tá tudo certo!). Confira abaixo.

5 – Os heróis alcançam um novo nível de poder na última hora

Se há um tropo que tem se tornado cada vez mais previsível ao longo de Dragon Ball, é esse aqui. Enquanto a série original era mais simples, com mais estratégia, Dragon Ball Z pegou o outro caminho, introduzindo várias novas transformações no último segundo, muitas vezes mudando o rumo da batalha.

Esse tropo continua até hoje, com a série possuindo uma grande dependência dele. Vimos isso com o SSJ1, SSJ2, SSJ3, Super Saiyajin Deus, Blue, Instinto Superior e muitos mais. O caso mais recente vê Gohan e Piccolo conquistarem níveis no último minuto para enfrentar o vilão.

4 – Goku eliminando o vilão com a Genki Dama

A Genki Dama é uma técnica do Goku que permite que ele reúna a energia das pessoas para criar uma esfera e lançar isso no vilão. Virou uma tendência Goku acabar com o mal supremo com a Genki Dama.

A saga Majin Boo apresenta Vegetto, Gotenks, Gohan em seu estado Mystic, mas o desfecho é o mesmo: Goku usa a Genki Dama para acabar com o vilão cor-de-rosa.

3 – Vilões com vários estágios

Outro tropo shonen que é exagerado em Dragon Ball é o dos vilões com várias transformações. De Freeza, Cell à Majin Boo, cada transformação é um choque para os Guerreiros Z, parecendo uma forma de prolongar as lutas.

Freeza começa esse tropo e com ele já é bem exagerado ter 5 formas diferentes. Cell propõe uma ideia mais interessante já que ele está absorvendo para atingir a perfeição. Já Majin Boo talvez seja o mais supérfluo no aspecto, resultando em formas diferentes até dos heróis que ele absorve.

2 – Personagens se sacrificando e sendo ressuscitados

Vamos ser sinceros: a morte não tem peso em Dragon Ball depois de certo ponto. Os personagens morrem várias vezes mas voltam graças as Esferas do Dragão. A própria Terra já foi explodida várias vezes. Isso torna os sacrifícios menos emocionantes ao longo dos anos.

Piccolo se sacrificou para proteger Gohan, mas voltou; Goku se sacrificou para derrotar Cell, mas voltou; Vegeta se explodiu para derrotar Majin Boo, mas voltou e muitos outros. Quando se presume que o sacrifício será revertido e tudo voltará ao normal isso diminui o impacto deles.

1 – Vilões virando aliados

Por fim, o tropo que Dragon Ball mais usa é o de converter vilões em aliados. A ideia de redimir os caras maus certamente é atraente, mas Dragon Ball exagera nisso também.

A série converteu Piccolo, Vegeta, Androids, Majin Boo, todos que estavam dispostos a executar Goku. Claro, todos esses personagens se tornaram aliados valiosos e seria difícil imaginar a série sem eles, mas Dragon Ball realmente redime muitos vilões.

Confira também:

Sair da versão mobile